Quais formatos de conteúdo geram mais compartilhamentos na minha indústria?

Quais formatos de conteúdo geram mais compartilhamentos na minha indústria?

Eu trabalho com consultoria em marketing digital e estou tentando aumentar a visibilidade do meu Instagram. Já fiz posts em carrossel, vídeos curtos, até histórias interativas. Mas, a frustração é real.

Os engajamentos não estão lá.

Estou pensando em infográficos ou conteúdo educacional, mas tenho dúvida se isso realmente funciona.

Alguém tem dicas sobre o que realmente chama a atenção e faz as pessoas quererem compartilhar?

Obrigada!

No meu caso, analisando o conteúdo que gerei e o desempenho de outros perfis na área de consultoria em marketing digital, percebi algumas tendências. Entre os formatos que realmente funcionaram para aumentar compartilhamentos estão os infográficos e vídeos curtos educativos. Infográficos são visuais e informativos, tornando fácil para os seguidores compartilharem com suas redes.

Já os vídeos curtos (Reels) têm sido eficazes, principalmente se abordam dicas práticas e diretas. Funcionou para mim um formato de “dica do dia” em vídeo. Esses posts geraram engajamento maior do que carrosséis ou apenas imagens estáticas.

Por outro lado, histórias interativas nem sempre resultam em compartilhamentos, mas podem aumentar o engajamento por meio de interações. A frustração pode vir do fato de que nem todo conteúdo que você acha interessante se traduz em compartilhamentos; focar em valor prático e fácil consumo é crucial.

Se você decidir experimentar conteúdo educacional, considere dividir em etapas ou criar um mini-curso em vídeo, pois essa abordagem tende a ser muito compartilhada. O importante é monitorar o desempenho de cada formato e ajustar a estratégia conforme necessário.