Eu venho experimentando diferentes formatos de conteúdo no Instagram para ver o que realmente gera confiança antes de um usuário tomar a decisão de compra. No meu caso, comecei com postagens tradicionais, mas logo percebi que precisava de algo mais.
Os Stories, por exemplo, têm se mostrado incríveis. Eles permitem um contato mais autêntico e imediato, como um bate-papo entre amigos, e isso cria uma conexão genuína. Quando compartilhei bastidores do meu trabalho ou dicas rápidas no dia a dia, recebi feedbacks positivos que, de certa forma, validaram essa abordagem. Mas, ao mesmo tempo, percebi que não é só postar por postar. A consistência na presença nos Stories foi essencial para manter a atenção do público.
Os vídeos também têm sido uma descoberta interessante. Eu comecei a usar Reels, e parece que a dinâmica rápida desse formato realmente chama a atenção. No entanto, eu não apenas fluo com o que está em alta; tentei focar em conteúdo educacional, explicando conceitos ou ensinando algo relacionado ao meu nicho. A análise de engajamento mostrou que os vídeos que trazem valor informativo geram mais interação e confiança.
Algo que definitivamente não funcionou foram aqueles posts de venda direta, sabe? Senti que eram muito invasivos. A resposta costumava ser bem fria e, além disso, meu público parecia preferir interações mais sutis. Eu percebi que, ao invés de chegar falando sobre preços e promoções, ao criar conteúdo que realmente ajudasse as pessoas a resolver problemas, foi quando ganhei mais atenção e confiança. Apertar a mão digitalmente, assim, fez mais diferença do que eu imaginava.
Em termos de dados, percebi que as postagens que geravam conversas nos comentários ou nos DMs aumentavam a sensação de comunidade. Isso é crucial para a construção de autoridade. As pessoas começam a me ver como uma referência no meu nicho, mas isso não é algo que acontece de um dia para o outro; eu dependo daqueles pequenos momentos de interação.
No fundo, o que notei foi que ser autêntico e transparente está no centro de tudo isso. Compartilhar falhas, lucros e aprendizados mostrou-se mais poderoso do que sempre estar no “modo perfeito”. Dependendo da sua área, claro, algumas coisas podem ser mais desafiadoras, mas para mim, a construção dessa confiança e autoridade é um trabalho contínuo.
Agora, tenho essa dúvida: até onde você pode ir com essa transparência sem perder a credibilidade? Será que todo mundo se sente confortável em conectar-se assim? Essa linha é delicada, e estou sempre refletindo sobre isso.