Olha, no meu caso, eu venho testando várias coisas diferentes, desde que comecei a focar no Instagram pra meu negócio. O que eu notei é que, atualmente, os Reels estão realmente chamando mais atenção. Eles têm essa energia rápida e dinâmica, que prende o usuário. Um formato que eu usei muito e deu certo foi o tutorial em Reels. Tipo, em 30 segundos, você consegue mostrar algo prático, direto ao ponto. Tentei fazer vídeos de 15 segundos também, mas geralmente sinto que fica corrido demais, e as pessoas não absorvem.
Os Stories também continuam relevantes, especialmente para construir conexão. Os meus têm engajado mais quando eu coloco enquetes ou perguntas. É uma forma de criar interação. Mas confesso que os Stories têm como foco mais o dia a dia e bastidores. Funciona bem pra humanizar um pouco a marca, mas não dá pra esperar um super engajamento com conteúdos só lá.
Sobre infográficos, eu diria que ainda têm seu lugar, mas o público pode não ter a paciência pra ler muito assim. Eu fiz alguns com design simples e chamativo, mas a receptividade foi bem mista. As pessoas curtem, mas raramente compartilham. O que eu noto é que esses formatos funcionam melhor se forem, sei lá, super visuais e diretos. O ideal é focar em informações curtas, em listas ou dicas que sejam rápidas de ler.
Uma coisa que definitivamente ajudou a engajar mais foi trabalhar na apresentação do conteúdo. Ao invés de só jogar a informação, eu tenho tentado contar uma história ou usar sempre uma pergunta inicial “Você sabia que…?”. Isso provavelmente faz com que as pessoas se sintam mais conectadas. Além disso, eu includo legendas chamativas e que incentivam a interação, como “Salve pra lembrar!”.
Outra dica que funcionou foi criar uma série. Por exemplo, se seu conteúdo é sobre fotografia, que tal fazer “Dicas de foto para iniciantes” e dividir em partes? Isso cria uma expectativa nas pessoas. E quando elas veem que você entrega algo novo e útil, acaba ficando na memória.
No geral, o que mais funcionou pra mim foi testar e adaptar. O que funciona pra um nicho pode não funcionar pro seu. E o feedback do seu público é super importante, então não hesite em perguntar o que eles querem! Espero que essas dicas ajudem você a se inspirar e encontrar o que funciona!