Ao longo do tempo gerenciando meu perfil no Instagram, percebi que diferentes formatos de conteúdo realmente fazem a diferença em cada etapa do funil de vendas. Vou compartilhar algumas experiências que tive, com o que funcionou e o que não funcionou.
Na parte superior do funil, realmente acredito que conteúdos educativos, como posts informativos e infográficos, atraem a atenção. No meu caso, utilizei infográficos para explicar conceitos complexos do meu setor, e percebi um aumento no número de visualizações e compartilhamentos. Porém, nem todos os posts tiveram o mesmo resultado. Os infográficos mais simples, que não eram visualmente atraentes, não converteram bem. O design é fundamental; precisa chamar a atenção, mas também ser claro e coerente.
Na fase de consideração, os vídeos tutoriais e depoimentos de clientes foram, de longe, os mais eficazes para mim. Quando fiz vídeos curtos demonstrando o uso de um produto, notei um aumento significativo no engajamento. O estilo do vídeo realmente importa; videos autênticos, que mostram meu verdadeiro entusiasmo pelo que ofereço, ressoaram mais com o público. Ao contrário, vídeos muito formais ou com um tom exageradamente promocional não foram bem recebidos. O público valoriza a sinceridade; eles buscam uma conexão.
Quando chegamos à decisão, experiências mais personalizadas funcionaram melhor. Comecei a usar stories interativos, fazendo perguntas e criando enquetes, e isso realmente aumentou meu contato com os seguidores. Além disso, oferecer promoções limitadas através de mensagens diretas gerou um senso de urgência. Por outro lado, apenas postar ofertas genéricas não trouxe resultados. O que fiz de mais eficaz foi personalizar essas ofertas, enviando mensagens diretas para pessoas que já interagiam com meu conteúdo.
No que diz respeito ao equilíbrio entre o informativo e o persuasivo, percebi que uma abordagem mais narrativa costuma funcionar. Contar histórias que conectam o público com o que ofereço, em vez de apenas listar benefícios, aumentou o engajamento e as conversões. Não tenho uma fórmula mágica, mas insisto em testar, analisar e ajustar constantemente conforme meu público responde.
Resumindo, o que funcionou para mim foram conteúdos visuais e autênticos na parte superior do funil, vídeos envolvidos na fase de consideração, e abordagens personalizadas na decisão. O Instagram pode ser um campo complexo, mas a experimentação e a adaptabilidade são chave para descobrir o que realmente funciona para o seu negócio.