Olha, eu já passei pela mesma situação. Tentar entender o que os concorrentes estão fazendo, mas sem passar horas nisso, é um desafio, né? É engraçado, porque no começo eu estava totalmente perdido, sem saber por onde começar.
Uma ferramenta que eu acabei usando e que realmente me ajudou foi o Hootsuite. Em 30 minutos, consigo dar uma olhada em várias contas, o que me ajuda a entender o tipo de conteúdo que está gerando mais engajamento. O que eu gosto é que você consegue visualizar a frequência de postagem, interações e até o tom do conteúdo. O problema? Às vezes eu sentia que informações estavam faltando, como dados realmente profundos sobre as postagens.
Outra opção que testei foi o SocialBlade. O que eu fiz foi olhar os perfis dos concorrentes que mais se destacavam. A parte legal é que você consegue ver a evolução dos seguidores e o engajamento ao longo do tempo. Mas não é tão prático quanto eu esperava. Eles têm uma interface meio confusa, e o que acabei fazendo foi anotar tudo manualmente, o que leva tempo e não se encaixa bem nos 30 minutos.
E pra hashtags, eu comecei a usar o Hashtagify. Ele me deu uma ideia de quais hashtags estão bombando pra concorrência. É legal porque você rapidamente percebe se eles estão mudando as estratégias. Embora eu tenha visto que algumas hashtags não eram tão eficazes quanto pareciam. Um pouco de trial and error.
Eu ainda estou tentando encontrar a combinação perfeita de ferramentas. Tem semanas que parece que tudo se encaixa e outras que eu saio frustrado porque não consegui insights práticos. Uma coisa que eu aprendi é que a análise de concorrentes é um processo contínuo. Não é só olhar e entender, mas gerar conversas internas na equipe sobre o que realmente estamos aprendendo. Isso, claro, pode levar mais tempo, mas faz sentido.
Então, no final das contas, eu tentaria mesclar essas ferramentas e, quem sabe, fazer um plano semanal. Daí, um dia você foca em um concorrente específico e, no outro, em outro. O que quero dizer é, é uma jornada, e cada semana você vai aprendendo algo novo. Espero que isso ajude!