Cara, quando comecei a usar o Instagram pro meu negócio, eu fiquei bem perdido sobre o que monitorar e quais ferramentas realmente funcionavam. Já testei algumas, então posso compartilhar o que funcionou e o que não.
Antes de mais nada, a própria Instagram Insights. Pra mim, é uma das melhores opções, porque é grátis e já tá no app. Com ele, você consegue ver o alcance, as impressões, os cliques no link da bio e até as interações dos stories. No começo, eu só olhava os likes, mas aí percebi que outros dados, como o engajamento e o alcance, eram muito mais importantes.
Outra ferramenta que achei útil foi o Later. É uma plataforma de agendamento, mas também oferece análises. O legal é que você pode ver o melhor horário pra postar e o desempenho dos posts em relação a cada tipo de conteúdo. Eu consegui identificar o que atraía mais a atenção. Mas tem um porém, os relatórios não são super detalhados. É bom pra ter uma visão geral.
O Hootsuite também caiu nas minhas mãos. Tem uma interface mais robusta e os relatórios são intuitivos. O que eu curti foi poder acompanhar várias redes além do Instagram, mas o preço pode ser um pouco salgado pra quem tá começando. Isso é algo que eu consideraria. Se você tem budget, vale a pena.
Ah, e não posso esquecer do Google Analytics. Se você direciona tráfego pra um site, ele ajuda a entender como o Instagram está contribuindo pra isso. Demora um tempinho pra aprender a usar, mas eu achei muito valioso a longo prazo.
No geral, fique de olho em métricas como engajamento, alcance, cliques no link e o crescimento do número de seguidores. No começo, eu focava demais em likes, mas isso foi um erro. Agora, o que realmente conta é como as pessoas estão se envolvendo com o conteúdo.
Resumindo, comece pelo Instagram Insights. É simples e funciona. Depois, se precisar de mais detalhes, experimente o Later ou o Hootsuite. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, então é bom testar e ver o que melhor se encaixa nas suas necessidades. Boa sorte!