Olha, essa questão sobre criar infográficos realmente é complexa, né? Eu também já passei por isso e, vou te falar, nem sempre é simples encontrar a ferramenta ideal. Tem algumas opções que usei e que podem ajudar, mas é bom saber que cada uma tem suas limitações.
Por exemplo, o Canva é uma das ferramentas mais populares. Os templates são bem atrativos e a interface é bastante amigável. Porém, e aqui vem a parte mais desafiadora: a personalização pode acabar te prendendo um pouco. Tem tanta opção que, às vezes, a gente se perde. E, claro, a busca por algo único pode levar um tempo, o que te frustra um pouquinho.
Aí tem o Piktochart, que também vale a pena conferir. Os layouts são bem claros e a proposta deles é focada em infográficos. A interface é um pouco diferente do Canva, o que pode ser bom, mas eu percebi que as opções de templates gratuitos são mais limitadas. Isso pode ser um impeditivo se você estiver tentando economizar.
Outro nome que entrou na minha lista foi o Visme. É bem legal para quem gosta de produzir conteúdo visual e não encontra muito tempo. A personalização é fácil, mas a abrangência de templates pode não ser tão grande quanto os concorrentes. Então, a variedade depende do que você realmente busca.
O importante que eu aprendi, e vale a pena considerar, é que a qualidade do que você cria passa muito pelo conteúdo que você coloca. Às vezes, uma ferramenta incrível com um design incrível pode não superar um conteúdo bem pensado. Eu já cometi o erro de focar demais na estética e acabei deixando de lado a mensagem que queria passar.
Quanto ao custo, muitas dessas ferramentas têm versões gratuitas, mas é meio hit or miss. Algumas funções ficam bloqueadas, e sei que pode ser frustrante querer algo e não ter acesso. Vale a pena, se possível, investir em uma assinatura, ao menos por um mês, para testar todas as funcionalidades e ver se realmente vale a pena.
Resumindo, uma combinação de Canva, Piktochart e Visme pode te ajudar a começar. Mas não esqueça que, por trás de um bom infográfico, está uma boa ideia. Boa sorte na sua jornada e não desanime com os desafios, eles fazem parte do processo de aprendizado.