Entendo perfeitamente a sua preocupação em medir a eficácia das hashtags. Quando eu comecei a usar hashtags no meu perfil, também me deparei com a dificuldade de rastrear quais delas realmente estavam trazendo resultados. Aqui estão algumas ferramentas que utilizei e que considero úteis para essa análise.
1. Instagram Insights: Essa é a primeira parada. Se você tem uma conta comercial, consegue acessar dados básicos sobre suas postagens, incluindo o desempenho das hashtags. O que eu sempre fiz foi analisar as postagens com maior número de interações e observar quais hashtags estavam presentes nelas. Não é tudo, mas já fornece uma boa visão.
2. Hashtagify.me: Esta ferramenta é excelente para análise mais detalhada. Ela permite que você veja a popularidade das suas hashtags e a relação entre elas. Eu usei isso para descobrir hashtags relacionadas que poderiam expandir meu alcance. Os gráficos são visualmente claros e ajudam a identificar tendências.
3. RiteTag: Utilizei essa ferramenta para receber feedback em tempo real sobre a eficácia das minhas hashtags em uma postagem específica. O que eu achei interessante é que ela dá sugestões de hashtags com base no desempenho. Isso me ajudou a otimizar as minhas escolhas.
4. Hootsuite: Embora seja uma plataforma mais voltada para a gestão de redes sociais, o Hootsuite oferece métricas de desempenho que incluem engajamento por hashtag. Eu costumava monitorar essas métricas semanalmente, o que me ajudou a entender quais hashtags estavam realmente funcionando.
5. Sprout Social: Esta ferramenta oferece um painel muito intuitivo, onde é possível visualizar o desempenho das suas postagens com gráficos muito bem estruturados. Embora seja uma opção paga, o investimento valeu a pena para mim, pois consegui ter uma visão mais clara do engajamento em relação às hashtags.
6. Phlanx: Uma ferramenta muito útil para checar a eficácia das hashtags, além de facilitar a análise do engajamento de outras contas. Isso pode ajudar ao se inspirar em outras estratégias.
O que não funcionou pra mim foi tentar usar ferramentas gratuitas que prometem resultados milagrosos. Muitas delas não fornecem dados precisos ou simplesmente não têm informações completas. Investir em ferramentas um pouco mais elaboradas fez uma grande diferença no meu aprendizado.
Em resumo, a combinação de ferramentas gratuitas e pagas pode oferecer uma visão mais clara sobre o desempenho das suas hashtags. O mais importante é ter paciência e fazer ajustes constantes com base nos dados que você coleta. A análise contínua desses dados foi o que realmente fez diferença na minha estratégia. Boa sorte!