Oi! Entendo bem essa necessidade de humanizar a comunicação nos Stories. Já passei por isso e algumas coisas me ajudaram bastante. Vou compartilhar o que funcionou pra mim e o que não deu muito certo.
Primeiro, usar um tom mais pessoal e coloquial fez uma diferença enorme. Frases simples, curtas, como “Oi, gente!” ou “Vocês não vão acreditar no que aconteceu hoje!” ajudam a quebrar a barreira. Em vez de dar uma notícia formal, por exemplo, eu costumava dizer algo como “Olha só, tô aqui meio doido com essa novidade!” Isso ajuda a criar um clima mais leve.
Outra estratégia que testei foi mostrar um pouco do dia a dia. Muitas vezes, só um “Bom dia, pessoal! Hoje tô na correria com um atendimento” ou “Sábado eu vou colocar a mão na massa e preparar isso aqui” conecta de uma forma que um post super produzido não consegue. A autenticidade, sabe? Quando mostrei uns erros que fiz ao longo do caminho, o engajamento subiu. As pessoas se identificam.
Os emojis também são aliados. Um “Amei isso!
” ou “Eita, que surpresa!
” dá um toque humano. Tirei as dúvidas usando enquetes, então eu fazia perguntas como “Vocês preferem isso ou aquilo?” e simplesmente a interação era ótima. As pessoas se sentem parte de uma conversa, não de uma palestra. Explicar as coisas de um jeito que a gente fala no dia a dia torna tudo mais próximo.
Além disso, não subestime o poder do vídeo. Comecei a gravar stories me falando, perguntando como as pessoas estavam, ou qualquer coisa que eu quisesse compartilhar. No começo, eu ficava nervoso, mas com o tempo isso ficou mais natural e vi que as pessoas responsivas. Tem muita resistência no início, mas é questão de prática.
Outra coisa que aprendi é que às vezes menos é mais. Não ficar sempre tentando ensinar algo complexo. Uma expressão simples como “E aí, curtindo a sexta, galera?” tem um impacto maior do que eu imaginava. E como eu mencionei antes, acompanhar as reações e comentários é essencial. Se você vê que algo ressoou, explore mais nesse caminho.
No geral, eu diria que se manter verdadeiro e próximo é o melhor caminho. Um pouco de vulnerabilidade vai longe. Pode ter certeza de que essa conexão vai trazer resultados ao longo do tempo. E não esquece, não existe fórmula mágica, é mais sobre experimentação e sentir o que funcionou pra você.
Espero que isso ajude! E boa sorte!