Oi! Eu já passei por isso, então vou compartilhar algumas coisas que fiz que ajudaram a soltar a criatividade.
Primeiro, eu tentei sair do meu “habitat” habitual. Às vezes, só dar uma volta no parque ou numa feira local pode abrir a mente. Uma vez fui a uma feira de artesanato, e lá encontrei formas, cores e ideias que nem tinha pensado antes. Isso despertou uma série de posts e histórias que consegui adaptar pro meu público.
Outro exercício que funcionou foi a técnica do “brain dump”. Eu pegava um caderno e escrevia tudo que vinha na minha mente. Sem filtro. Às vezes, eram apenas rabiscos ou frases desconexas. Mas, depois de um tempo, percebi que dali saíam ideias para carrosséis, stories ou reels. É quase como jogar um jogo de palavras, onde você tira tudo de dentro e, no meio do caos, aparecem algumas gemas.
Ah, e não posso esquecer da leitura. Li livros de ficção, não só sobre o que eu já trabalho. Histórias diferentes me fizeram ver coisas sob outra perspectiva. Ouvir podcasts também me ajudou. Tem tanta gente falando sobre suas experiências, e às vezes uma frase solta se transforma numa grande ideia.
Uma coisa que não funcionou pra mim foi ficar preso em buscar inspiração apenas em outras redes sociais ou mesmo dentro do Instagram. Virei um pouco obcecado e isso me travou ainda mais. O risco é que você começa a reproduzir o que todo mundo tá fazendo e, no final, não leva nada de único.
Outra dica que eu sempre dou é fazer uma pausa. Tira um dia só pra não pensar em Instagram. A mente precisa desse tempo pra relaxar e, muitas vezes, depois de um dia assim, as ideias vêm mais naturalmente.
Sei que o caminho pode ser meio íngreme, mas quanto mais você se expõe a novas experiências, mais consegue criar algo diferente. No meu caso, a chave foi sair da zona de conforto e me permitir explorar coisas novas. Espero que ajude!