Olha, eu também passei por essa dúvida. Fui mexer com QR codes no Canva e quase joguei tudo fora de raiva. Mas com o tempo, eu fui acertando algumas coisas.
Primeiro, eu percebi que o lugar onde você coloca o QR code é super importante. Tentei em postagens do feed e stories, mas descobri que em materiais impressos, como flyers e cartões de visita, rendem melhor. Ah, e se você for usar no feed, coloca no final do carrossel. Isso ajuda a captar a atenção até o final. Mas também tem que lembrar que, no caso de stories, a gente precisa ser rápido e atrativo, porque a galera não para muito tempo.
Sobre o tamanho, não economiza, não. Eu costumava fazer os QR codes muito pequenos. Os códigos precisam ser bem visíveis. Eu aumentei e, sim, você vai sentir a diferença. Outra coisa: um background simples em torno do QR code ajuda a destacá-lo. Tentesi usar bordas ou uma sombra discreta que não atrapalhe a visibilidade. Isso realmente contou.
Pense em sempre incluir um call-to-action (CTA) claro. Algo como “Escaneie para saber mais” ou “Confira o que preparamos”. Eu costumava colocar o QR com um texto explicativo perto dele. Isso ajuda a dar um direcionamento para quem não sabe exatamente o que vai encontrar.
Ah, e tem mais! Juntei o QR code com um conteúdo que realmente capture a atenção do público. Como, por exemplo, um link para um vídeo exclusivo ou um desconto especial. Não adianta muito se você só direcionar para o site. A galera tende a não fazer nada. O bônus vale mais.
E sim, eu usei um pouco de personalização. No Canva, dá pra deixar o QR code das cores que combinam com a sua marca, mas cuidado pra não deixar ele muito enfeitado. O importante é que ele funcione.
Testar, testar e testar. Não tenha medo de mudar posição e design até achar o que realmente funciona para você. E lembre-se: feedback da galera é sempre válido. Pergunta se eles conseguiram escanear ou o que acharam do conteúdo. Isso ajuda muito.
No fim, é isso. Ainda to experimentando, mas já vi melhorias significativas. A paciência é fundamental, então, boa sorte por aí!