Quais erros evitar ao definir meu nicho no Instagram como iniciado?

Quais erros devo evitar ao definir meu nicho no Instagram, considerando que sou um iniciante?

Quero compreender melhor como escolher meu público-alvo sem me perder em opções.

Existem armadilhas comuns que eu possa cair nesse processo?

Busco direcionamento para não comprometer o crescimento do meu perfil logo no início.

Quando você está começando no Instagram e precisa definir seu nicho, tem alguns erros bem comuns que dá pra evitar. Primeiro, tem essa ideia de querer agradar todo mundo. Isso é um grande vacilo. Se você tentar falar com muita gente, acaba não falando de verdade com ninguém. Então, pense: sobre o que você realmente se importa? O que você sabe? E quem pode se beneficiar disso?

Outro erro é não pesquisar o que já existe. Olhar para outros perfis semelhantes pode ser muito útil. Veja o que eles fazem, o que funciona e o que não faz. Não é copiar, tá? É só entender o mercado. Muitas vezes, a gente acha que tem uma ideia única, mas a verdade é que pode ser um pouco diferente.

E não esquece da sua autenticidade. Se você tenta ser alguém que não é, as pessoas percebem. E aí, elas não se conectam realmente. Sejamos sinceros, ser original atrai mais seguidores genuínos, que vão interagir de forma mais eficaz com seu conteúdo.

Um erro comum é não ter foco. Você pode começar falando sobre várias coisas, mas isso pode confundir o seu público. Defina de uma forma clara quem é seu público-alvo. Mesmo que isso mude com o tempo, comece definindo algumas características. Idade, interesses, que tipo de conteúdo eles costumam consumir.

E tem a questão da escolha da plataforma. Às vezes a gente se empolga e decide que deve estar em todos os lugares. Isso pode te sobrecarregar e acabar atrapalhando seu crescimento. Foque no Instagram e depois, quem sabe, expanda para outras redes.