Oi! Sei bem como é. Essa rotina puxada e o tempo apertado não ajudam, né? Vou te passar umas coisas que eu aprendi na prática, mas saiba que não é fácil e cada um tem seu ritmo.
Primeiro erro comum: tentar abarcar muito em pouco tempo. Se você tem só 15 minutos, foca num tópico pequeno e específico. Não tente ensinar tudo de uma vez. Isso costuma confundir as pessoas e gerar desinteresse.
Outra parada é não conhecer seu público. Isso faz diferença. Tenta descobrir o que eles realmente precisam saber. Às vezes, a gente se empolga com o que conhece, mas o que importa é se eles estão entendendo. Escuta o feedback deles e deixa claro que você tá ali pra ajudar.
E, falando nisso, cuidado com a linguagem. Não saia usando termos técnicos demais. Tente simplificar. Se não há engajamento, pode ser que seu conteúdo esteja muito difícil de entender. Isso é um erro que eu já cometi.
Uma dica prática: use animações ou infográficos. Visuals ajudam muito. Mas não é só sobre o visual, tem que ser algo que explique bem o que você quis dizer. Um vídeo curto ou uma imagem que sintetize a ideia fica mais atrativo.
Não esquece da consistência. Se você posta uma vez e some, isso não traz resultados. Mesmo que sejam só 15 minutos, tente criar algo a cada semana. É nesse tempo que as pessoas começam a reconhecer seu trabalho.
Ah, e não se sacrifica por likes ou números. Focar só nisso pode te deixar frustrado. A construção de um público engajado leva tempo. É mais sobre qualidade do que quantidade.
Um erro que muitos cometem é não planejar nada. É bom ter uma lista rápida de ideias. Com o pouco tempo que você tem, tipo fazer um rascunho do que quer falar ou até anotar temas que te surgem ao longo da semana. Isso ajuda a evitar aquela sensação de “o que eu faço agora?”.
E, por último, esteja aberto a ajustes. Se algo não funcionou, mude. Essa flexibilidade é crucial. O que funciona pra um pode não funcionar pra outro. Então, experimenta, analisa e vê o que ressoa com seu público.
Ainda vai demorar um pouco até acertar o tom, então paciência! Mas, com essas dicas, você pode evitar alguns caminhos errados. Boa sorte!