Eu entendo bem essa fase de construção da marca pessoal no Instagram. Eu passei por isso e, honestamente, cometi vários erros que, ao olhar para trás, poderiam ter sido evitados. Então, vamos lá, o que eu percebi que é crucial observar?
Primeiro, um grande erro é a falta de consistência. No meu início, eu postava quando achava que deveria, sem um cronograma. Isso gerava um monte de incertezas. Acabava criando momentos em que eu estava super empolgado e outros em que simplesmente sumia. O que funcionou melhor foi estabelecer uma frequência que eu pudesse manter, seja uma vez por semana ou três vezes. Isso ajudou a criar expectativa e, consequentemente, engajamento.
Outra coisa que eu, pessoalmente, aprendi foi a evitar conteúdos apenas promocionais. Até tentei fazer muitas postagens focadas em vendas, e o resultado não era lá essas coisas. As pessoas estão no Instagram para se conectar, inspirar e, de certa forma, entreter-se. Comecei a incluir mais conteúdo educativo e de valor, misturando dicas, bastidores e até histórias pessoais. Foi como abrir uma porta para um diálogo. Realmente faz diferença.
Além disso, eu negligenciei a importância de interagir. No começo, achava que apenas postar era suficiente. Mas, quando passei a responder comentários e mensagens diretas, e a envolver-me em outras contas do nicho, notei um aumento no engajamento. Esse senso de comunidade, sabe? Isso trouxe mais seguidores e, o principal, pessoas que realmente se interessavam pelo que eu tinha a dizer.
Uma outra armadilha é não conhecer bem o público. Eu fiz algumas postagens que, sendo bem sincero, não batiam com o que meu público almejava. Olhei para a métrica de feedback e percebi que algumas coisas eram pura tentativa e erro. Investir um tempo em entender o que meu público gostava — mesmo que não fosse a minha primeira escolha — ajudou. Usei enquetes nos Stories e prestei atenção nos comentários para ver que tipo de conteúdo gerava mais envolvimento.
E sobre a estética do feed… eu mesma, no início, pensei que tinha que ter um visual impecável. E ter um estilo é bom, mas não precisa ser perfeito. A autenticidade, a essência é o que conecta. Eventualmente, adotei um estilo visual que se alinha com minhas mensagens, mas não torno isso uma prisão. Ter algo que respeite uma paleta, mas que ainda permita a flexibilidade, funciona melhor.
Por último, não subestime o poder das legendas. No começo, eu deixava textos curtos, sem aprofundar. Atingia um público, mas muitos deixavam de voltar porque não havia um convite ao diálogo. Eu comecei a contar histórias, a fazer perguntas e a levar os seguidores a refletirem. Quando comecei a fazer isso, percebi um aumento significativo no engajamento.
Assim, se eu pudesse resumir: busque consistência, traga valor, interaja, conheça seu público e seja autêntico nas suas postagens. Isso não vai garantir fama da noite para o dia, mas, aos poucos, você vai construir algo sólido. No final das contas, o Instagram é sobre conexões genuínas. Espero que isso ajude! E, claro, boa sorte nessa jornada!