Oi! Entendo a sua frustração; eu também passei por isso quando comecei a adicionar texto nos meus vídeos. No início, eu achava que mais era melhor, mas percebi que há algumas armadilhas que é fácil cair.
Primeiro, sobre o tamanho do texto. Eu costumava colocar muito texto, pensando que o público ia ler tudo. Grande erro! O ideal é manter tudo bem curto e direto. Sabe aqueles vídeos onde você vê uma frase ou dois por slide? Isso ajuda a direcionar a atenção e a mensagem fica mais clara. Quando eu comecei a condensar a informação, a interação aumentou.
Sobre a cor e o contraste, eu já usei combinações que, na minha cabeça, eram super bonitas, mas inviabilizavam a leitura. Tente escolher cores que contrastem bem com o fundo. Uma regra que testei é usar texto claro em fundo escuro e vice-versa. Isso pode ajudar bastante na legibilidade. E às vezes, o fundo em si já é tão chamativo que o texto acaba desaparecendo; então, cuidado!
Agora, em relação à fonte, eu deixei de lado as fontes muito elaboradas. Fui para fontes mais simples, que são mais fáceis de ler rapidamente. Uma vez fiz um vídeo com uma fonte cursiva, e a galera me deu um feedback bem negativo, porque ninguém conseguiu entender o que estava escrito. A partir disso, optei por fontes mais tradicionais.
Pense em onde colocar o texto, também. Eu costumava centralizar tudo, mas percebi que, dependendo do vídeo, isso pode atrapalhar a composição visual. Às vezes, colocar o texto em um canto, sem cobrir rostos ou elementos chaves, facilita muito.
Mesclar texto e imagens é outra coisa que me ajudou. Tente usar textos como apoio a imagens, não como o foco principal. Isso cria uma dinâmica interessante e mantém as pessoas assistindo. Aliás, eu sempre pensava: “as pessoas vão ficar um segundo a mais se o texto complementar o que estão vendo?” E, na maioria das vezes, sim!
E, claro, se você tiver muita coisa para dizer, pense em dividir isso em partes ou em uma série de vídeos. Eu fiz isso quando tinha muito conteúdo e percebi que consegui engajar melhor com o público dessa forma. Ninguém gosta de ficar sobrecarregado com um monte de informação de uma vez.
Parece que é muito para considerar, mas, com o tempo, você vai ajustando essas coisas. É um processo, e até agora, eu ainda estou aprendendo. O que importa é ir testando e percebendo o que funciona, o que não funciona e, principalmente, ouvindo o feedback da sua audiência. Isso deve sempre guiar suas decisões.
Espero que isso ajude de alguma forma!