Olha, eu já passei por isso e sei como é frustrante. A primeira coisa que eu notei é que cada nicho realmente tem suas peculiaridades em termos de visual. Então, vou compartilhar o que funcionou e o que não funcionou pra mim.
Quando comecei, eu apostei em imagens de alta qualidade, bem produzidas. Achei que isso era essencial, mas depois percebi que, dependendo do público, o que realmente captura a atenção não é só a qualidade da imagem, mas o conteúdo. Por exemplo, eu postei uma imagem super polida de um produto e, mesmo assim, não teve o engajamento que eu esperava.
Depois, eu testei usar fotos mais autênticas, tipo “bastidores”. Imagens de pessoas reais, usando o produto, em situações do dia a dia. Isso teve muito mais ressonância. E, na verdade, as pessoas se conectam mais quando veem a autenticidade.
As cores também são fundamentais. Eu utilizei paletas que estavam na moda, mas, novamente, minha experiência mostrou que usar cores que evocam emoções específicas relacionadas ao que eu estava vendendo fez a diferença. Por exemplo, se a campanha era sobre relaxamento, tons suaves e pastéis chamaram mais atenção do que cores vibrantes. É meio intuitivo, mas vale muito a pena testar.
Outra coisa que eu achei importante: textos nas imagens. O quanto menos, melhor. Isso pode parecer bobo, mas ao invés de colocar um monte de informações, uma frase de impacto ou uma pergunta instigante muitas vezes funciona melhor. Lembra de manter o texto bem legível e com boa contração.
E sobre gráficos, eu tentei aqueles infográficos que seguem a linha “carrossel” e eles, muitas vezes, trouxeram mais engajamento, principalmente com dicas ou informações úteis. Assim, o público se sente confortável em engajar, salvando ou compartilhando.
Eu também notei que o tamanho da imagem e o formato importam. O formato quadrado ainda é bastante popular, mas os verticais têm tido um desempenho melhor pra mim, especialmente em dispositivos móveis.
E claro, sempre adapto o conteúdo visual ao nicho. No meu caso, se eu estava trabalhando no setor de saúde e bem-estar, focar em pessoas felizes, em ambientes relaxantes funcionou muito melhor. Enquanto em um nicho de moda, por exemplo, é mais sobre estilo e tendências, então imagens mais ousadas são necessárias.
No fundo, tudo se resume a testar e analisar. Não tem uma fórmula mágica, e cada público pode reagir de forma diferente. Eu diria que vale a pena fazer alguns testes A/B, trocando um elemento de cada vez, e ver o que se destaca. Assim, você vai entendendo melhor o que realmente toca sua audiência.
E isso leva tempo, então paciência. É um processo de aprendizado contínuo.