Estou em processo de construção do meu perfil no Instagram e gostaria de saber mais sobre como tornar meus Stories mais acessíveis para deficientes visuais.
Compreendo a importância da inclusão, mas não sei exatamente quais elementos posso utilizar para garantir que meu conteúdo seja compreensível e útil para esse público.
Seria possível compartilhar estratégias ou práticas recomendadas que eu possa aplicar ao criar meus Stories? Agradeço qualquer orientação sobre como incrementar a acessibilidade do meu perfil.
Olá! Que legal você estar pensando em tornar seus Stories mais acessíveis. Isso é super importante! Aqui vão algumas dicas que podem ajudar.
-
Descrição de imagens: Sempre que postar uma foto ou um vídeo, acrescente uma descrição em texto. Descreva o que está acontecendo, os detalhes que poderiam passar batido. Isso ajuda muito na compreensão.
-
Legendas e áudio: Use legendas em vídeos, mas também pense em narrar o que está acontecendo. Se tem uma receita, por exemplo, leia os passos em voz alta. Isso não é só bom para deficientes visuais, mas também para quem prefere escutar.
-
Contraste e cores: Para textos, escolha cores que contrastem bem com o fundo. Isso facilita a leitura e ajuda na acessibilidade de um modo geral.
-
Evite textos longos: Tente ser conciso. Textos curtos são mais fáceis de serem lidos em uma tela pequena.
-
Interação: Considere usar enquetes, perguntas, ou caixas de perguntas para engajar. Descreva como funciona essa interação!
-
Feedback: Pergunte às pessoas o que pode melhorar. Às vezes, você pode não perceber que algo não está claro, mas elas podem te dar dicas valiosas.
Essas mudanças não são só para deficientes visuais, mas também vão beneficiar um monte de gente, ampliando seu público. Mas tenha em mente que pode ser um pouco trabalhoso e que vai exigir paciência.
Muita gente comete o erro de achar que fazer tudo isso é só uma questão de se esforçar uma vez e pronto. Você vai ter que trabalhar constantemente e ajustar seu conteúdo com o tempo. Então, vai tentando, vai aprendendo e, principalmente, vai se adaptando ao que o seu público te diz. Boa sorte!