Oi! Eu também passei por essa fase no início, então vou tentar te ajudar com algumas coisas que funcionaram pra mim.
Primeiro, acho que é super importante pensar nas cores que você vai usar. Escolhi uma paleta com três ou quatro cores principais que representam a vibe do meu negócio. Não misturar muitas cores ajudou a manter um visual coeso. Você pode usar ferramentas como o Canva ou Adobe Color pra criar combinações que funcionem bem juntas.
Outra coisa que tem feito diferença é a tipografia. Eu selecionei duas fontes: uma para títulos e outra para o corpo do texto. Isso trouxe uma unidade ao meu conteúdo. Tente se manter nessas escolhas em todos os posts, assim as pessoas começam a associar aquele estilo ao seu negócio. Não precisa ser nada muito extravagante, algo limpo e fácil de ler faz toda a diferença.
Falando em logotipo, eu recomendo que você tenha um, mesmo simples. Eu fiz um bem básico e coloquei na foto de perfil. Isso ajuda a construir reconhecimento. O logotipo deve refletir a essência do seu negócio, seja em termos de cores ou formas. Se você não tem um design profissional, tem várias plataformas onde dá pra criar algo bem legal, como o Canva.
Além disso, não subestime a importância de uma grade harmoniosa. Quando olho para o meu feed, tento manter uma certa estética. Isso pode ser feito alternando tipos de conteúdo: uma imagem, depois um texto, uma citação… Assim, fica dinâmico e visualmente agradável.
Uma última dica: use sempre o mesmo estilo de edição nas suas fotos. Quando passei a editar todas com um filtro semelhante, percebi que as pessoas começaram a reconhecer instantaneamente meu conteúdo. Olhe para o que outras marcas que você admira estão fazendo e veja o que você pode adaptar ao seu estilo.
No geral, minha sugestão é: mantenha tudo simples e coerente. Não se sinta pressionado a sair mudando tudo de uma vez. A identidade visual leva tempo pra se solidificar, mas se você se manter consistente, as coisas vão se encaixando. Boa sorte!