Oi! Então, seu dilema sobre como tornar o seu conteúdo mais único é algo que eu também enfrentei quando comecei no Instagram. Foi um processo bem lento e, claro, ainda tem dias que me sinto frustrado. Vou compartilhar algumas coisas que funcionaram e outras que não funcionaram tão bem.
Primeiro, cores. No meu caso, eu testei algumas paletes diferentes e percebi que usar uma combinação específica, que refletisse minha marca e a mensagem que quero passar, ajudou bastante. Comecei a usar três ou quatro cores que se complementavam. No início, eu só escolhi as que eu achava bonitas, mas depois percebi que era importante ter uma continuidade visual. Isso fez meu feed parecer mais coeso. Então, sugiro que brinque com programas de design para criar esquemas de cores que se relacionem bem entre si.
Formatos, ah, esse foi um desafio! Eu adotei diferentes formatos de conteúdo — tipo carrosséis, vídeos curtos e até reels. No entanto, nem todos os formatos funcionaram bem para mim. Por exemplo, os carrosséis engajam mais, mas eu sou mais do tipo que se expressa melhor em vídeos. Quando comecei a combinar esses formatos, sem dúvida foi mais interessante para os meus seguidores. Tente fazer o mesmo: analise qual formato você realmente gosta de criar e sua audiência parece responder.
Agora, sobre a arte da fotografia. É impressionante como uma boa iluminação faz toda a diferença. Não necessariamente precisa de equipamento caro; até a luz natural é ótima. Eu costumava fazer fotos sem pensar muito na iluminação e, honestamente, nem me dei conta do quanto isso afetava a qualidade das minhas postagens. É meio clichê, mas vale a pena encontrar horas do dia em que a luz é melhor.
Uma coisa que não funcionou bem foi seguir tendências sem adaptá-las ao meu estilo. Muitas vezes, segui os “ganchos” do momento e, no final, eu não me sentia conectada ao conteúdo que estava produzindo. Isso meio que “apagava” a minha identidade, sabe? Então, a dica se torna: use tendências como inspiração, mas sempre coloque o seu toque pessoal.
Outra coisa que eu fiz foi estudar referências, mas sem me perder nelas. Olhar para outros perfis que admiro foi bom, mas em vez de copiar, procurei entender o que realmente me chamava a atenção. Era a forma como eles usavam elementos gráficos ou o contraste de textos e fotos. Isso me ajudou a descobrir o que poderia funcionar para mim.
Por último, um elemento que eu subestimei foi a consistência. Ele não é exatamente um elemento artístico, mas ter um estilo definido, mesmo que esteja em evolução, cria um certo reconhecimento. Não se esqueça de que a prática vai aprimorando o seu olhar artístico. Eu mudei bastante, mas sempre com um objetivo de manter a essência do que quero comunicar.
No fim das contas, é um jogo de tentativa e erro. Mantenha a mente aberta, experimente, e quem sabe você encontre algo que realmente faça seu conteúdo brilhar. Espero que algumas dessas reflexões ajudem na sua jornada!