No meu caso, a determinação dos melhores dias e horários para postar Reels acabou sendo uma combinação de análise e experimentação. Ao longo dos últimos meses, percebi algumas tendências que podem ajudar a aumentar a retenção e as visualizações.
Primeiramente, realizei algumas observações em relação aos dias da semana. Os finais de semana, especialmente o sábado e o domingo, parecem ter um desempenho mais forte em termos de engajamento. Nesse período, as pessoas costumam ter mais tempo livre para consumir conteúdo, o que pode resultar em uma maior retenção. Em contrapartida, percebi que, durante a semana, as interações costumam ser menor, especialmente nas segundas e terças-feiras. Isso pode ser explicado pelo fato de que muitas pessoas estão ocupadas retornando à rotina após o fim de semana.
Quanto aos horários, experimentei diversos períodos e notei que as manhãs entre 10h e 12h e as noites entre 19h e 21h tendem a ser mais eficazes. Isso se deve, em parte, ao fato de que as pessoas geralmente acessam o Instagram durante seus horários de pausa ou depois de um dia de trabalho. Além disso, observei que os Reels postados durante esses horários aumentam a chance de serem visualizados por um público maior, especialmente se acompanhados de uma boa estratégia de hashtags.
Uma abordagem que me ajudou foi o uso do Instagram Insights. Através dele, pude identificar quando meus seguidores estavam mais ativos. Isso foi vital, pois as tendências podem variar de acordo com o público-alvo específico. Após algumas semanas, comecei a perceber padrões que confirmaram minha intuição inicial.
Por fim, considero significativo ressaltar que a qualidade do conteúdo também é um fator determinante. Mesmo postando nos melhores dias e horários, um Reel que não ressoe com o público terá dificuldades em gerar retenção. Assim, além de seguir essas diretrizes temporais, mantenho um foco constante na criação de conteúdo envolvente e que busque conectar-se com a audiência.
Resumindo, em minha experiência: dias de sábado e domingo, com horários de pico entre 10h-12h e 19h-21h, tendem a gerar melhores resultados. Porém, recomendo fortemente que cada um faça suas próprias análises, pois os resultados podem variar conforme a natureza do negócio e o perfil do público.