No meu caso, explorar diferentes formatos de conteúdo visual no Instagram foi essencial para transmitir minha mensagem de maneira clara e eficaz. Ao longo do tempo, testei várias abordagens e identifiquei quais funcionaram melhor e quais não trouxeram os resultados esperados.
Carrosséis foram, sem dúvida, uma das melhores opções que utilizei. Eles permitem que eu compartilhe informações de maneira sequencial, facilitando a compreensão e engajando o público. Por exemplo, ao explicar um conceito complexo, dividi as informações em slides, cada um focando em um ponto específico. Notei que isso aumentou o tempo de visualização e a taxa de salvamento do conteúdo, o que é uma boa indicação de que as pessoas estavam realmente se interessando pelo que eu oferecia.
Infográficos também foram valiosos, especialmente para transmitir dados ou comparações. A visualização gráfica dessas informações tornou o conteúdo mais acessível e atrativo. No entanto, tive que prestar atenção ao design. Infográficos muito carregados ou com texto demais podem confundir o público. Mantê-los simples e diretos fez toda a diferença.
Os vídeos curtos, como os Reels e Stories, se mostraram eficazes para criar uma conexão mais pessoal. Usei esses formatos para compartilhar dicas rápidas, bastidores ou até mesmo resumos de postagens mais longas. Contudo, é importante garantir que o conteúdo seja visualmente atraente desde o início, pois o Instagram prioriza a retenção nos primeiros segundos.
No que diz respeito à proposta de valor, sempre me assegurei de que os visuais estivessem alinhados com minha identidade de marca. Usei paletas de cores consistentes e estilos gráficos que refletissem quem eu sou e o que ofereço. Isso ajuda o público a associar facilmente o visual ao meu conteúdo. Outro ponto a considerar é a linguagem visual; utilizar elementos que o público já reconhece pode facilitar a conexão, além de fazer testes com a audiência para saber o que ressoa mais.
Uma estratégia prática que utilizei foi a criação de um calendário editorial, onde planejava os tipos de conteúdo visual com antecedência. Isso me permitiu manter uma consistência, e também ajustar o que parecia não estar funcionando. Por exemplo, se um tipo de conteúdo não gerava engajamento, eu o substituía gradualmente por outra abordagem, baseando-me na resposta do público.
Em resumo, utilizei carrosséis para conteúdos detalhados, infográficos para dados e vídeos curtos para criar uma conexão. Manter a consistência na identidade visual e planejar com um calendário ajudou a alinhar tudo à proposta de valor. A experiência mostrou que não existe uma “solução mágica”; é preciso testar e iterar conforme a resposta do público. Espero que essas estratégias possam ser úteis na sua jornada.