Olha, essa questão de conteúdo na página Explorar do Instagram é super interessante e, sinceramente, eu passei um tempão tentando entender isso. Deixando claro, não existe fórmula mágica, mas algumas coisas funcionaram melhor pra mim.
Primeiro, eu percebi que imagens e vídeos de alta qualidade chamam muito mais atenção. Então, sempre que eu postava uma foto bem tratada ou um vídeo com boa iluminação, as visualizações aumentavam. Por exemplo, uma vez fiz um post com uma foto do meu produto, mas usei um fundo bem clean, e, cara, bombou. As pessoas comentaram mais, e o alcance foi bem maior.
Outra coisa que eu testei foi usar elementos de movimento, tipo os Reels. Eu fiz alguns vídeos curtos mostrando o processo de criação dos meus produtos. Nos Reels, a dinâmica de mostrar o “antes e depois” funcionou super bem, isso instiga a curiosidade. Aprendi que as pessoas amam ver transformações e processos, então isso me ajudou a engajar mais.
Já tentei entrar na onda de memes e posts mais leves, mas, para o meu nicho, não deu muito certo. O público que me segue tem uma expectativa diferente, mais focada em conteúdo educativo e inspirador. Portanto, vale a pena conhecer bem seu público e entender o que ressoa com eles.
Outra tática que funcionou foi interagir com outros perfis que têm uma estética visual que eu admiro. Comentei, compartilhei e busquei me conectar de verdade. Isso ajudou a aumentar minha visibilidade. Por experiência, as colaborações também foram uma boa estratégia. Juntei-me a uma marca local e fizemos um post juntas, o engajamento foi ótimo!
Um ponto a considerar é manter a consistência nas cores e no estilo visual. Aprendi isso da maneira difícil. No começo, eu postava fotos de tudo quanto era jeito. Depois, tentei criar uma paleta de cores que combinasse e, adivinha? Isso fez minha página parecer mais coesa e profissional, e aumentou os seguidores.
Por último, não esquece de acompanhar as tendências. Tipo, áudios ou músicas que estão em alta podem dar um boost nas visualizações dos seus vídeos, então fica de olho no que está rolando.
Em resumo: foque em qualidade visual, explore vídeos curtos, interaja e mantenha uma consistência na estética. Ah, e nada de pressa. O crescimento leva tempo!