Quais conteúdos posso criar para mostrar minha expertise como iniciante?

Estou tentando entender como posso me posicionar no Instagram, especialmente sendo iniciante e ainda construindo minha expertise.

Quais tipos de conteúdo vocês acreditam que eu poderia criar para demonstrar esse conhecimento?

Penso em algo que seja autêntico, que reflita quem eu sou e o que estou aprendendo, mas ao mesmo tempo, quero que isso ressoe com o público.

Talvez posts informativos, ou até mesmo vídeos curtos que mostrem um pouco do meu processo?

Fico me perguntando se eu deveria focar mais em dicas práticas ou em reflexões pessoais sobre o que estou vivenciando nesse caminho.

Afinal, como encontrar esse equilíbrio entre mostrar o que sei e, ao mesmo tempo, ser honesto sobre o que ainda estou aprendendo?

Alguém poderia compartilhar sugestões sobre formatos ou temas que funcionam bem para isso?

Seria interessante também saber como engajar a audiência, já que isso parece ser tão importante.

Estou um pouco perdido, mas aberto a ideias e experimentações.

Olha, eu entendo bem esse dilema de querer mostrar sua expertise enquanto ainda está no começo. Eu passei por isso e posso compartilhar algumas coisas que funcionaram pra mim.

Primeiro, eu comecei a fazer posts informativos, mas, mais do que só dicas, eu tentei incluir um pouco da minha jornada. Por exemplo, em vez de apenas listar “5 dicas para…” eu criei um tipo de série onde eu falava sobre um conceito que aprendi e como apliquei isso na prática. Isso deixou tudo mais real e conectou com as pessoas.

Além disso, vídeos curtos foram um divisor de águas pra mim. Eu comecei a usar o Reels pra mostrar um pouco do meu dia a dia, como eu lidava com desafios e, até mesmo, erros que cometi. Isso gerou um feedback bem positivo, porque as pessoas se identificam. Parece que elas enxergam que você está no mesmo barco.

Ah, e as reflexões também são importantes. Eu postava stories compartilhando o que eu estava aprendendo a cada semana, e isso ajudou a criar um diálogo. As pessoas começaram a responder e compartilhar as experiências delas também. Em vez de ficar só na teoria, eu trazia o que estava rolando comigo. Isso faz você parecer mais acessível.

Sobre engajamento, uma dica que funcionou bem pra mim foi fazer perguntas. Eu costumava fazer enquetes nos stories ou pedir sugestões para os próximos posts. Isso trouxe as pessoas pra conversa e mostrou que eu realmente valorizava a opinião delas.

Não se preocupa em ter tudo perfeito. O que realmente conta é a autenticidade. As pessoas tendem a se conectar com a sua história, com suas lutas e vitórias, independentemente do seu nível de expertise.

Por fim, eu diria pra você experimentar. Testa diferentes formatos e temas e veja o que ressoa mais com a sua audiência. O importante é você se divertir no processo e ser você mesmo. No fim das contas, é isso que vai fazer você se destacar. Boa sorte!