Oi! Entendo bem essa frustração. Já estive nesse lugar e, olha, a jornada no Instagram pode ser bem confusa.
No meu caso, percebi que os carrosséis funcionam muito bem. Eles têm esse poder de segurar a atenção por mais tempo. Fiz um teste: ao invés de postar uma foto só, fiz uma sequência explicando um tema que eu achava relevante. O resultado? O engajamento foi bem maior. As pessoas gostam de rolar, descobrir, e isso gera mais interações.
Outra coisa que testei e vi resultado foi o conteúdo educacional. Ninguém quer só ver foto bonita, né? Eu compartilhei dicas relacionadas ao meu nicho e as pessoas começaram a comentar, compartilhar… e a coisa foi fluindo. Mas não me entenda mal, eu tentei também várias postagens que eram só pra “inspirar” ou mostrar meu dia a dia, e essas não chamaram tanta atenção.
Agora, os vídeos. Ah, os vídeos! No começo, eu tinha medo de gravar, mas comecei a fazer vídeos curtos, sem muita produção. Um “por trás das câmeras”, algo leve. Senti que essa autenticidade conectou muito mais. Mas, garanto, foi uma luta pra sair da zona de conforto.
Sobre frequência, eu testei de tudo. Postar todos os dias, de duas em duas semanas, uma vez por semana… e no fim, o que eu percebi é que consistência é importante. Mas não precisa ser loucura. Fazer um post por semana, mas um post legal, com qualidade, é mais válido do que encher o feed e esquecer do conteúdo.
E ah, não esquece das hashtags. Na minha experiência, usar um mix delas ajuda. Uns mais populares, mas também algumas bem específicas pro meu nicho. Isso faz com que pessoas que realmente estão interessadas te encontrem.
Enfim, o jogo do Instagram é de paciência e testes. Às vezes, bato a cabeça e não vejo resultado imediato. A gente vai ajustando conforme vai aprendendo. Espero que isso te ajude. É um caminho longo, mas vale a pena. Boa sorte!