Quais conteúdos de nicho ainda se destacam na página Explorar hoje?

Quais tipos de conteúdos de nicho ainda conseguem se destacar na página Explorar do Instagram atualmente?

Estou buscando informações específicas sobre quais temas, formatos ou abordagens estão gerando mais visibilidade e engajamento nesse espaço.

Agradeço qualquer insight ou referência atualizada sobre esse assunto.

Eu tenho notado algumas tendências que, pelo menos no meu caso, parecem funcionar bem na página Explorar.

Primeiro, conteúdos que exploram a sustentabilidade e o estilo de vida eco-friendly têm ganhado bastante espaço. Postagens sobre como viver de maneira mais consciente, dicas de produtos sustentáveis ou até receitas com ingredientes orgânicos – tudo isso ressoa bastante com o público.

Outra área que eu vi se destacar é a saúde mental e bem-estar. As pessoas estão buscando mais sobre autocuidado, meditação e práticas que ajudem a aliviar o estresse. Já testei alguns carrosséis com dicas simples de autocuidado, e a interação foi surpreendente.

Um formato que não funcionou tão bem para mim foram os vídeos longos. Na maioria das vezes, percebo que o público prefere conteúdos mais curtos, dinâmicos, às vezes até aqueles Reels de 15 segundos que pegam uma ideia ou dica rápida.

Ainda sobre formatos, infográficos e gráficos que mostram dados interessantes também têm seu espaço garantido. Quando compartilhei algumas estatísticas do meu nicho em um formato visual bem elaborado, a repercussão foi maior do que eu esperava.

Acho que o importante é estar sempre testando e analisando o que funciona para você. O que pode funcionar para um nicho pode não ter o mesmo efeito em outro. E, na verdade, é meio angustiante quando parece que não dá para prever o que vai funcionar. Mas essa também é parte da jornada.