Quais concursos realizar em um mês, com orçamento limitado, para novos seguidores?

Oi, pessoal.

Estou com uma dúvida que tá me deixando meio frustrado. Tenho um orçamento bem limitado e quero aumentar meus seguidores no Instagram.

Me pergunto… Quais tipos de concursos ou sorteios posso realizar dentro desse cenário? Alguma ideia de prêmios que chamem atenção mas que não me deixem no vermelho?

E quanto ao período, sei que um mês é curto, mas dá pra fazer algo que traga resultados.

Tem alguma estratégia que realmente funcione e que eu possa usar? Estou querendo algo prático e que possa ajudar a engajar as pessoas.

Se alguém puder compartilhar experiências ou dicas, agradeço demais!

Entendo sua frustração. Já passei por isso e consegui algumas estratégias que realmente funcionaram com orçamento limitado. Aqui vão algumas dicas práticas baseadas na minha experiência.

1. Concursos de Engagement:
Eu testei fazer concursos que pediam para os seguidores comentarem e marcarem amigos nas postagens. Isso, de fato, aumenta a visibilidade. Um exemplo foi pedir que comentassem qual produto ou serviço gostariam de ganhar, o que me ajudou a entender melhor meu público.

2. Prêmios Acessíveis:
Optar por prêmios que não têm custo alto, mas que têm valor percebido. Por exemplo, um vale-desconto para o seu próprio negócio ou um serviço gratuito. Isso garante uma economia e ainda faz com que os participantes se sintam motivados.

3. Frequência e Duração:
Realizar um concurso por semana. Um mês pode parecer curto, mas ao fazer concursos semanais, você mantém o engajamento constante sem sobrecarregar o orçamento. Um período de uma semana de duração para cada concurso funcionou bem para mim.

4. Requisitos Simples:
Fiz concursos com requisitos fáceis, como seguir a conta, curtir a postagem e marcar um ou dois amigos. Isso evita frustrações e incentiva a participação, pois não exige muitos passos.

5. Parcerias:
Formar parcerias com outros pequenos negócios pode diluir os custos. Já participei de sorteios conjuntos onde o prêmio era uma combinação de produtos e isso trouxe seguidores de ambas as partes.

6. Premiação e Promoção Cruzada:
Depois de entregar o prêmio, incentive o vencedor a compartilhar uma história ou postagem marcando sua conta. Isso gera mais visibilidade e pode ter um impacto positivo na aquisição de novos seguidores.

O que não funcionou:
Fiz sorteios com prêmios mais caros, e o retorno em seguidores não compensou o investimento. Além disso, concursos com regras complicadas resultaram em pouca participação.

Considerações Finais:
Não espere resultados imediatos ou uma explosão de seguidores. Crescimento orgânico leva tempo. Continue testando e adaptando suas estratégias conforme seu público responde. Boa sorte!