Oi! Eu passei por algo bem parecido e vou compartilhar o que funcionou e o que não funcionou pra mim.
No começo, eu focava muito só nas curtidas e na quantidade de comentários. Mas percebi que isso era só uma parte da história. O que realmente ajudou a entender meu público foram outras métricas.
Primeiro, eu passei a prestar atenção nos horários em que minhas postagens recebiam mais engajamento. Isso fez uma diferença enorme! Quando postei nos horários que meu público estava mais ativo, vi uma mudança significativa na interação.
Além disso, comecei a monitorar o tipo de conteúdo que gerava mais compartilhamentos. Se uma postagem era compartilhada várias vezes, isso me dizia que o que eu estava fazendo resonava com as pessoas. No meu caso, postagens informativas e visuais chamavam mais atenção do que outros tipos de conteúdo.
Uma outra coisa que eu fiz foi perguntar diretamente aos meus seguidores o que eles gostariam de ver. Às vezes, uma caixinha de perguntas nos Stories pode revelar muito sobre os interesses deles. Eu recebi sugestões ótimas que me ajudaram a criar conteúdo mais direcionado.
Atenção também às respostas nos comentários. Se nota que alguns temas geram mais perguntas ou discussões, pode ser uma boa ideia explorar mais esses tópicos. No meu caso, conteúdos que geravam dúvidas faziam dias mais animados, e eu me senti mais conectada ao meu público.
Mas cuidado: não dá pra seguir uma única linha só porque deu certo uma vez. Tente diversificar. Em uma época, eu focava em vídeos curtos, mas depois percebi que postagens de carrosséis também tinham um bom desempenho. Isso foi um baita aprendizado!
Resumindo: monitorar horários, analisar compartilhamentos, escutar seu público e diversificar o conteúdo são chaves. Não tem uma fórmula mágica, mas esses comportamentos vão ajudar a guiar suas postagens de forma mais eficaz.
Espero que ajude! Boa sorte!