Olá, pessoal!
Estou tentando entender um pouco melhor como validar meu conteúdo técnico no Instagram. Tenho um perfil voltado para a área de tecnologia e, apesar de estar postando com frequência, sinto que falta alguma coisa.
Vi que muitos falam sobre benchmarks, mas não sei exatamente quais seriam os mais relevantes pra mim. Devo olhar para engajamento, visualizações, ou outras métricas?
E como posso comparar meu conteúdo com o de outros perfis que considero de referência? Se alguém puder compartilhar experiências ou dicas de métricas que realmente funcionam, eu agradeço.
Valeu!
No meu caso, eu comecei avaliando métricas de engajamento, especialmente curtidas, comentários e compartilhamentos, porque isso dá uma ideia do quanto as pessoas estão se envolvendo com o seu conteúdo.
Depois, analisei as visualizações das minhas postagens, como os Stories e Reels, para entender quais formatos eram mais atraentes. Uma coisa que funcionou foi acompanhar os horários de maior atividade do meu público; postagens nesse intervalos geraram um engajamento melhor.
Outra métrica relevante foi a taxa de crescimento de seguidores. Fiquei atento a picos após postagens específicas, o que sinalizou que alguns conteúdos resonavam mais.
Em relação à comparação com perfis de referência, eu olhei para o número de interações que eles recebiam e o tipo de conteúdo que postavam. Notei que conteúdos mais visuais e educativos geravam mais reações.
O que não funcionou foi focar só na quantidade de seguidores — isso não reflete o real engajamento. Algumas postagens com poucos likes tiveram muito mais impacto quando analisei os comentários.
Resumindo, priorize métricas de engajamento e visualizações em formato diversificado, e não esqueça de acompanhar a reação do seu público ao longo do tempo.