Ah, esse lance de edição de vídeo mobile pode ser um pouco frustrante às vezes. Eu já passei por isso. Tive que testar vários aplicativos pra encontrar o que realmente funciona.
Um dos meus favoritos é o InShot. Eu gosto porque é bem intuitivo e tem recursos legais, tipo adicionar música, texto, e até uns efeitos. A qualidade dos vídeos fica bem boa, mas tem que prestar atenção na exportação. Às vezes, parece que o vídeo perde um pouco da nitidez se não escolher a resolução certa. Eu sempre opto por 1080p.
Outro que tem ajudado bastante, principalmente pra vídeos com mais camadas, é o KineMaster. É mais robusto, eu acho, mas pode ser um pouco confuso no começo. A qualidade é boa, e ele permite ajustar as configurações de exportação. O problema é que, com tantos recursos, desligar alguns detalhes pode levar um tempinho.
Eu também testei o CapCut. Ele tem várias funcionalidades e está em alta. O que gosto é que, além da qualidade, ele oferece muitas opções de transições e efeitos. Porém, eu percebi que, em alguns vídeos mais longos, a renderização demorava bastante.
O problema de todos eles é que, muitas vezes, depende do celular. Meu antigo não aguentava e os vídeos saíam com qualidade bem abaixo. Uma vez tive que regravar tudo por causa disso, foi chato.
Dicas? Sempre revise a qualidade depois de exportar. Às vezes, parece que mandou bem e, na hora de subir no Instagram, a resolução dá uma caída. E não esquece de testar antes de soltar conteúdo importante.
Espero que encontre algo que funcione pra você! Se precisar, posso tentar sugerir mais opções.