Quais ações específicas podem resultar em um shadowban para contas comerciais?

Quais ações específicas podem resultar em um shadowban para contas comerciais no Instagram?

Recentemente, tenho observado uma diminuição no alcance das minhas publicações e interações, o que me leva a considerar a possibilidade de estar enfrentando um shadowban.

Gostaria de entender melhor quais práticas ou comportamentos podem desencadear essa situação, pois é essencial para mim manter a visibilidade e engajamento do meu perfil.

Além disso, quais medidas preventivas eu poderia adotar para evitar problemas futuros? Agradeço antecipadamente pelas orientações e insights que puderem ser compartilhados.

Olha, eu já passei por isso e, sim, é frustrante. Eu notei um declínio no meu alcance e comecei a me perguntar se estava com um shadowban. Depois de algumas buscas e testes, percebi que algumas práticas podem sim levar a isso.

Primeiro, o uso excessivo de hashtags irrelevantes. Na minha experiência, usar muitas hashtags que não têm nada a ver com o conteúdo pode acabar sinalizando sua conta. Eu costumava usar, sei lá, umas 30 hashtags. Agora eu tento limitar a 10 e sempre escolho as que realmente se relacionam.

Outra coisa é a frequência de publicações. Se você publica muitas vezes em um curto período, pode acabar parecendo spam. Eu testei postar de forma mais espaçada e percebi que o engajamento foi melhor. A qualidade importa muito mais que a quantidade.

Interagir de forma rápida e repetitiva, tipo comentar várias vezes seguidas, também não ajuda. Já fiz isso e notei que o Instagram pode interpretar como uma atividade suspeita. Então, agora tento ser mais natural nas interações, comentar aqui e ali, mas sem exageros.

Além disso, não esquece da questão de seguir e deixar de seguir muitas pessoas em um curto espaço de tempo. Eu já fiz isso quando queria aumentar meus seguidores rápido, mas foi um erro. É mais eficaz ganhar seguidores de forma orgânica.

Sobre prevenção, eu sempre sugiro diversificar o conteúdo. Mistura vídeos, stories, carrosséis, e posts normais. Isso ajuda o algoritmo a perceber você como um usuário ativo e de interesse. E sempre mantenha a qualidade. A última coisa que alguém quer ver é um post mal feito.

Ah! Também vale a pena fazer uma limpa nas suas hashtags de vez em quando. Algumas hashtags podem ter sido banidas ou estão sendo utilizadas por spammers. Tente evitar isso.

Por fim, e isso é importante: sempre fique atento às regras do Instagram. Às vezes, pequenas mudanças nas políticas podem afetar muitos perfis. Ler as diretrizes não é a parte mais emocionante, mas é essencial.

É isso. Não existe fórmula mágica, mas observar essas práticas pode ajudar. E que você tenha sorte com seu perfil!