Olha, eu já passei por isso e, sim, é frustrante. Eu notei um declínio no meu alcance e comecei a me perguntar se estava com um shadowban. Depois de algumas buscas e testes, percebi que algumas práticas podem sim levar a isso.
Primeiro, o uso excessivo de hashtags irrelevantes. Na minha experiência, usar muitas hashtags que não têm nada a ver com o conteúdo pode acabar sinalizando sua conta. Eu costumava usar, sei lá, umas 30 hashtags. Agora eu tento limitar a 10 e sempre escolho as que realmente se relacionam.
Outra coisa é a frequência de publicações. Se você publica muitas vezes em um curto período, pode acabar parecendo spam. Eu testei postar de forma mais espaçada e percebi que o engajamento foi melhor. A qualidade importa muito mais que a quantidade.
Interagir de forma rápida e repetitiva, tipo comentar várias vezes seguidas, também não ajuda. Já fiz isso e notei que o Instagram pode interpretar como uma atividade suspeita. Então, agora tento ser mais natural nas interações, comentar aqui e ali, mas sem exageros.
Além disso, não esquece da questão de seguir e deixar de seguir muitas pessoas em um curto espaço de tempo. Eu já fiz isso quando queria aumentar meus seguidores rápido, mas foi um erro. É mais eficaz ganhar seguidores de forma orgânica.
Sobre prevenção, eu sempre sugiro diversificar o conteúdo. Mistura vídeos, stories, carrosséis, e posts normais. Isso ajuda o algoritmo a perceber você como um usuário ativo e de interesse. E sempre mantenha a qualidade. A última coisa que alguém quer ver é um post mal feito.
Ah! Também vale a pena fazer uma limpa nas suas hashtags de vez em quando. Algumas hashtags podem ter sido banidas ou estão sendo utilizadas por spammers. Tente evitar isso.
Por fim, e isso é importante: sempre fique atento às regras do Instagram. Às vezes, pequenas mudanças nas políticas podem afetar muitos perfis. Ler as diretrizes não é a parte mais emocionante, mas é essencial.
É isso. Não existe fórmula mágica, mas observar essas práticas pode ajudar. E que você tenha sorte com seu perfil!