Opa! Essa é uma ótima pergunta e um assunto super importante. Eu também passei por isso e, ao longo do tempo, aprendi algumas coisas que podem ajudar.
Primeiro, concordo plenamente que o uso excessivo de hashtags é um perigo. Uma vez, eu usei uns 30 hashtags em um post, achando que seria benéfico, mas acabei sendo penalizado. O ideal é limitar para algo em torno de 10 a 15, focando nas que realmente se conectam com o seu conteúdo.
Agora, sobre comentários repetitivos, evitar isso é fundamental. Não só os comentários automáticos, mas até mesmo respostas previsíveis podem ser vistas como spam. A interação deve ser autêntica; eu costumava repetir alguns comentários que achava bons, mas percebi que perdi engajamento. Então, varia bastante o que você diz.
Em relação às mensagens diretas, se você enviar a mesma mensagem para várias pessoas, isso pode te causar problemas. Eu fazia isso quando queria promover algo, mas percebi que era melhor abordar as pessoas de maneira mais pessoal e individual.
Um ponto crucial é o comportamento de seguir e deixar de seguir em massa. Fiz isso algumas vezes, tentando aumentar meu público rapidamente, mas só consegui trazer penalizações. O algoritmo não gosta desse tipo de abordagem. O ideal é seguir, interagir, e deixar de seguir apenas se realmente não estiver conectado.
Falando sobre interações, é sempre bom engajar com seus seguidores de forma genuína. A interação com não seguidores também conta, mas é fácil se perder no “follow/unfollow” ao tentar aumentar números. Eu aprendi que é mais valioso construir uma comunidade do que focar só em números.
Uma última dica é observar a frequência com que você posta. Postar em excesso (tipo várias vezes no dia) pode ser visto como spam. Eu tive momentos em que postava muito e vi uma queda no alcance. Escolhi uma frequência que pudesse manter, e os resultados foram melhores.
No fim das contas, o que percebi é que a chave é a autenticidade. O Instagram quer ver interação real e conteúdo que realmente envolva as pessoas. Então, sempre tente agir como se estivesse interagindo pessoalmente com seus seguidores. Espero que isso ajude!