Entendo sua frustração. Já passei por isso e aqui estão algumas ações corretivas que funcionaram para mim em situações semelhantes.
1. Revisão de Conteúdo: Comecei a analisar as postagens anteriores. Algumas estavam performando bem por um motivo específico — tema, formato, horário. Observei que meu público reagia melhor a certos tipos de posts, como carrosséis e vídeos curtos informativos. Vale a pena olhar para o que já deu certo.
2. Experimente Formatos Novos: Ao invés de só mudar o tipo de conteúdo, decidi diversificar ainda mais. Criei enquetes e caixinhas de perguntas nos Stories para incentivar a interação. Isso ajudou a quebrar a saturação.
3. Consistência e Timing: Notei que não estava postando com frequência suficiente. Aumentei a regularidade — passei a postar pelo menos cinco vezes na semana, sempre em horários em que a maioria dos seguidores está online. Usei ferramentas de análise do Instagram para identificar esses horários.
4. Engajamento Ativo: Comecei a dedicar mais tempo para interagir com outros perfis no meu nicho. Comentei e curti posts de outros usuários, o que gerou um retorno positivo. Percebi que isso ajuda a reativar meu próprio alcance.
5. Repetição de Mensagens: Em algumas postagens, repeti mensagens ou temas que estavam ressoando bem antes. Isso não significa ser repetitivo, mas sim reforçar ideias que o público já demonstrou interesse.
6. Feedback Direto: Fiz uma atualização nas enquetes e pedi feedback direto dos meus seguidores sobre o que eles gostariam de ver mais. Isso não só aumenta a interação, mas também passa a sensação de que você se importa.
7. Monitorar Resultados: Após implementar essas ações, monitorar o que gera resultados é crucial. Usei a função de insights para entender o que estava funcionando e o que não estava.
Essas ações não garantem resultados imediatos, mas ao falar em experimentação e consistência, eu aumentei gradualmente meu alcance novamente. Lembre-se de que essas oscilações são comuns. O importante é adaptar e aprender.