Quais ações corretivas realizar em uma semana após queda no alcance?

Oi, pessoal.

Então, estou passando por um momento chato. Nos últimos dias, meu alcance no Instagram despencou. Era tudo tão animado. Até rolavam boas interações e tudo. Mas, de repente, parece que o algoritmo decidiu me esquecer.

Já tentei algumas coisas. Mudei o tipo de conteúdo. Imagem, vídeo, stories… mas não tá funcionando. E a frustração vai crescendo. O que eu faço agora? O que vocês sugerem?

Gostaria de dicas práticas, ações que eu posso começar a aplicar imediatamente. Sei que o engajamento é fundamental, mas tá difícil conectar com o público.

Alguém passou por isso? O que resolveu? Como reverter essa situação?

Valeu!

Entendo sua frustração. Já passei por isso e aqui estão algumas ações corretivas que funcionaram para mim em situações semelhantes.

1. Revisão de Conteúdo: Comecei a analisar as postagens anteriores. Algumas estavam performando bem por um motivo específico — tema, formato, horário. Observei que meu público reagia melhor a certos tipos de posts, como carrosséis e vídeos curtos informativos. Vale a pena olhar para o que já deu certo.

2. Experimente Formatos Novos: Ao invés de só mudar o tipo de conteúdo, decidi diversificar ainda mais. Criei enquetes e caixinhas de perguntas nos Stories para incentivar a interação. Isso ajudou a quebrar a saturação.

3. Consistência e Timing: Notei que não estava postando com frequência suficiente. Aumentei a regularidade — passei a postar pelo menos cinco vezes na semana, sempre em horários em que a maioria dos seguidores está online. Usei ferramentas de análise do Instagram para identificar esses horários.

4. Engajamento Ativo: Comecei a dedicar mais tempo para interagir com outros perfis no meu nicho. Comentei e curti posts de outros usuários, o que gerou um retorno positivo. Percebi que isso ajuda a reativar meu próprio alcance.

5. Repetição de Mensagens: Em algumas postagens, repeti mensagens ou temas que estavam ressoando bem antes. Isso não significa ser repetitivo, mas sim reforçar ideias que o público já demonstrou interesse.

6. Feedback Direto: Fiz uma atualização nas enquetes e pedi feedback direto dos meus seguidores sobre o que eles gostariam de ver mais. Isso não só aumenta a interação, mas também passa a sensação de que você se importa.

7. Monitorar Resultados: Após implementar essas ações, monitorar o que gera resultados é crucial. Usei a função de insights para entender o que estava funcionando e o que não estava.

Essas ações não garantem resultados imediatos, mas ao falar em experimentação e consistência, eu aumentei gradualmente meu alcance novamente. Lembre-se de que essas oscilações são comuns. O importante é adaptar e aprender.