Sim, em minha experiência, o horário de postagem realmente pode fazer diferença no engajamento, mas não é a única coisa que conta. Eu testei várias abordagens com o meu perfil e descobri que timing e qualidade de conteúdo andam juntos.
No começo, eu seguia algumas diretrizes que encontrava online, como “poste durante a semana entre 18h e 20h”. Às vezes, funcionava; outras, não. Então, decidi olhar para as minhas próprias métricas. Usei o Instagram Insights para ver quando meu público estava online e percebi que havia variações. Por exemplo, algumas semanas as pessoas interagiam mais aos sábados, enquanto outras preferiam as quintas.
Foi quando comecei a fazer testes. Estabeleci uma rotina de postagens em diferentes horários e dias e anotei o que funcionava. O que percebi foi que os horários importam – principalmente se você já sabe que sua audiência está mais ativa em certos momentos.
Um dos meus posts mais engajadores, por exemplo, foi publicado numa terça-feira à noite quando normalmente não postava. Nunca imaginaria que aquele horário teria tanta repercussão. Então eu diria que: faça esses testes!
Além disso, analise o seu conteúdo. Criar algo que realmente ressoe com o público é crucial. De que adianta postar na hora certa se o que você compartilha não atrai? Isso me levou a revisar minha estratégia e focar em temas que meu público realmente se identificava.
Por fim, você também pode usar ferramentas de agendamento de postagens para otimizar seu tempo e testar diferentes horários sem se preocupar em estar sempre online. Mas, claro, sempre fique atento ao desempenho e ajuste conforme necessário.
Então, sim, os horários fazem diferença, mas não deixe de lado a qualidade do que você produz. Misturar os dois é o caminho que, para mim, trouxe mais resultados. Boa sorte!