Oi! Então, essa questão do conteúdo replicado é bem complicada mesmo. Eu já passei por isso e, honestamente, minha experiência mostra que há um equilíbrio a ser encontrado.
Primeiro, eu comecei repostando conteúdos que eu achava super relevantes para a minha audiência. No começo, foi tranquilo e alguns posts até tiveram um bom engajamento. Mas, com o tempo, percebi que os posts originais sempre rendiam mais. O algoritmo parece realmente favorecer o conteúdo que você cria.
Tentei algumas estratégias. Um exemplo: fiz uma série de reposts de conteúdos de outras contas que combinavam com a minha marca. Às vezes, o alcance ia lá em cima, mas outras vezes não passava de um simples “curtida”. O engraçado é que, quando eu fazia um conteúdo original – mesmo que simples, até uma foto de algo do meu dia a dia – a interação era bem maior. As pessoas se conectam mais com o que é autêntico, sabe?
Eu também testei adicionar a minha perspectiva aos reposts, tipo um comentário ou uma análise sobre o que estou compartilhando. Isso parece funcionar um pouco melhor, talvez porque estou oferecendo algo a mais. Mas ainda assim, não dá pra esperar que o algoritmo abra os braços pra um repost puro e simples.
Outra coisa que observei: quanto mais você compartilha, mais o algoritmo aprende sobre o que você publica. E se for só repost, pode ser que, com o tempo, ele decida que esse tipo de conteúdo não é o seu foco. Aí teu alcance pode diminuir mesmo.
Resumindo, repostar até pode ser válido, especialmente se você não tiver conteúdo original sempre. Mas a longo prazo, apostar em coisas criadas por você vai trazer mais resultados. É um processo, e leva tempo pra entender o que realmente ressoa com sua audiência. Espero que ajude!