Postar conteúdo replicado realmente não afeta o alcance no algoritmo?

Oi, pessoal!

Estou aqui com uma dúvida que me acompanha faz algum tempo. Tenho visto muitas discussões sobre o conteúdo replicado, sabe? Aquela história de repostar imagens ou postagens de outras contas.

Será que isso realmente não afeta o alcance no algoritmo do Instagram? Porque, por um lado, algumas pessoas falam que é tranquilo e que não tem problema. Mas, por outro, sinto que o Instagram valoriza o conteúdo original… e faz a gente ficar inseguro, né?

Se alguém puder compartilhar experiências ou dados sobre isso, eu ficaria muito agradecido!

Valeu!

Oi! Essa dúvida é bem comum, e eu entendo sua preocupação. Vamos lá.

O que acontece é que o Instagram, no fundo, prioriza conteúdo original. Isso porque a plataforma quer manter os usuários engajados, e conteúdo novo tende a fazer isso melhor. Quando você posta algo replicado, pode ser que a interação não seja tão boa quanto uma coisa nova que vem da sua cabeça.

Agora, isso não significa que repostar sempre vai derrubar seu alcance. O que importa é como o seu público reage. Se você repostar algo que realmente seja útil ou interessante, e adicionar seu toque, pode sim gerar engajamento.

Dica: sempre que for compartilhar algo de outra conta, dê os créditos e acrescente um comentário seu, algo que conecte o conteúdo ao seu estilo. Isso ajuda a manter a sua voz na conversa.

Então, na prática, evite depender só de conteúdo replicado e busque sempre trazer algo original. Isso vai te ajudar a crescer no Instagram. Espero que ajude!

Oi! Então, essa questão do conteúdo replicado é bem complicada mesmo. Eu já passei por isso e, honestamente, minha experiência mostra que há um equilíbrio a ser encontrado.

Primeiro, eu comecei repostando conteúdos que eu achava super relevantes para a minha audiência. No começo, foi tranquilo e alguns posts até tiveram um bom engajamento. Mas, com o tempo, percebi que os posts originais sempre rendiam mais. O algoritmo parece realmente favorecer o conteúdo que você cria.

Tentei algumas estratégias. Um exemplo: fiz uma série de reposts de conteúdos de outras contas que combinavam com a minha marca. Às vezes, o alcance ia lá em cima, mas outras vezes não passava de um simples “curtida”. O engraçado é que, quando eu fazia um conteúdo original – mesmo que simples, até uma foto de algo do meu dia a dia – a interação era bem maior. As pessoas se conectam mais com o que é autêntico, sabe?

Eu também testei adicionar a minha perspectiva aos reposts, tipo um comentário ou uma análise sobre o que estou compartilhando. Isso parece funcionar um pouco melhor, talvez porque estou oferecendo algo a mais. Mas ainda assim, não dá pra esperar que o algoritmo abra os braços pra um repost puro e simples.

Outra coisa que observei: quanto mais você compartilha, mais o algoritmo aprende sobre o que você publica. E se for só repost, pode ser que, com o tempo, ele decida que esse tipo de conteúdo não é o seu foco. Aí teu alcance pode diminuir mesmo.

Resumindo, repostar até pode ser válido, especialmente se você não tiver conteúdo original sempre. Mas a longo prazo, apostar em coisas criadas por você vai trazer mais resultados. É um processo, e leva tempo pra entender o que realmente ressoa com sua audiência. Espero que ajude!