Eu já passei pela mesma situação. No começo, eu postava todos os dias, achando que quanto mais, melhor. Mas logo percebi que algumas das minhas postagens não estavam alcançando o público que eu esperava. Muita gente fala sobre shadowban, né? Eu sempre pensei que era mito, mas depois de algumas experiências, eu não tenho tanta certeza.
Em um momento, eu postei três vezes num dia. O resultado? Meu engajamento despencou. As visualizações caíram muito. Foi frustrante. Mesmo que tenha sido um conteúdo bem planejado, parece que o Instagram não curtiu essa frequência. Então, eu dei uma pausa e comecei a estudar mais sobre isso.
A questão do shadowban não é tão clara. Não existe um número mágico, mas percebi que postagens consistentes e, talvez, um pouco menos frequentes funcionam melhor. Eu estou tentando postar 3 a 4 vezes por semana agora. E foco muito mais na qualidade ao invés da quantidade. Também comecei a interagir mais com meu público, responder comentários, e isso tem ajudado.
Montar um calendário de conteúdo também ajudou. Assim, eu consigo planejar com antecedência e manter a qualidade. Além disso, eu observei que os conteúdos que geram engajamento levam mais uma, duas semanas pra começar a crescer, então a paciência é crucial.
Eu vi algumas pessoas dizendo que postar mais de uma vez por dia pode ser arriscado. Então, se você quer fazer isso, talvez seja melhor espaçar as postagens e ver como o seu público reage. O que funcionou pra mim foi achar um ritmo confortável e que não parecesse forçado. Algo que não deixasse o feed com cara de “muitas postagens ruins”.
Por fim, não existe uma receita de bolo. Testar e ver o que funciona pra cada um é essencial. Não deixem de acompanhar as métricas, porque isso tá sempre mudando. Como eu disse, não prometo resultados rápidos e não sei se algum dia vamos realmente entender bem essa parte do shadowban, mas podemos nos adaptar e tentar. Vamos juntos nesse processo.