Olha, eu já passei por isso também. É frustrante, né? Você manda um conteúdo que você acredita ser incrível e nada acontece. Então, vou compartilhar o que funcionou e o que não funcionou pra mim nessa situação.
Primeiro, como você está se comunicando? No meu caso, percebi que, se o tom é muito formal ou “vendedor”, as pessoas tendem a se afastar. Uma vez, mandei um vídeo super bem produzido, mas ele parecia uma venda empurrada. O que eu faço agora é ser mais autêntico, mais eu mesmo. Conversar como se estivesse falando com um amigo.
Sobre o tipo de conteúdo, eu testei de tudo. Imagens impactantes, vídeos curtos e até memes. Um ponto importante que eu aprendi é que o conteúdo precisa realmente ter valor para quem está recebendo. Pergunte-se: “O que eles precisam ver neste momento?” E não simplesmente “o que eu quero vender”.
Ah, e tem a questão da segmentação. Algumas vezes, eu mandei conteúdo pra pessoas que, na verdade, não estavam nem no meu público-alvo. As mensagens não encontraram ouvidos dispostos. Tente usar as ferramentas de insights que o Instagram oferece, dá pra ver quem realmente está interagindo com seu perfil.
Fui pensando nisso e mudei um pouco minha abordagem. Em vez de enviar conteúdo só pra “vender”, comecei a compartilhar dicas, ideias ou até mesmo perguntas abertas. Olha, o engajamento aumentou.
Se eu puder dar uma sugestão, uma coisa que me ajudou: usar enquetes ou caixas de perguntas. Isso faz com que a pessoa participe da conversa. Aí você não só vai mostrar que se importa, mas também vai conseguir entender o que realmente ressoa com seu público.
Mudança de estratégia? Sim, vale muito a pena testar. Mas faça isso de forma gradual. Ajuste, escute o feedback e vá moldando seu conteúdo ao que as pessoas querem.
No fim, é um processo. Não tenha pressa. Fui devagar e aprendi muito durante o caminho. Boa sorte!