Eu também passei por isso e é bem frustrante. No meu caso, comecei a investir em anúncios porque pensei que isso resolveria tudo. Aumentar seguidores, engajamento e tal. Mas percebi rapidamente que, embora os números subissem, o engajamento real permaneceu muito aquém do esperado.
Primeiro, os anúncios em si. Eu testei várias abordagens: vídeos, carrosséis, posts simples. Uns funcionaram um pouco melhor que outros, mas no geral, a interação não era tão sólida. Muitas vezes, os seguidores que vinham através de anúncios pareciam mais “público frio”, sabe? Eles clicavam, seguiam, mas interagir? Nada disso.
Além disso, o algoritmo do Instagram tem suas próprias manias. Já notei que quando faço posts mais autênticos e que realmente refletem meu trabalho, consigo mais likes e comentários, mesmo que não invista em anúncios. Isso me fez pensar… talvez ficar muito dependente do formato pago prejudique a eficácia do conteúdo orgânico.
Outra coisa que aprendi foi sobre o timing. Eu andei reparando que o horário que eu postava impactava muito. Nos dias de anúncio, tentava manter o mesmo horário que postava organicamente, mas me dei conta de que o público que via o anúncio era diferente do que eu costumava alcançar.
Sem contar que o conteúdo. Algumas vezes, fiz posts que eu achava que iam bombar porque estavam nas tendências. E nada. Enquanto outros, que eu fiz mais no improviso ou com mais coração, bombaram. Esse contraste é intrigante, mas REAL.
Ah, e um ponto importante: eu realmente tentei segmentar meu público nos anúncios, mas ainda assim, sentia que não era o mesmo engajamento. O público orgânico parecia mais conectado. No final das contas, parece que o engajamento orgânico depende de construir relacionamentos, e isso leva tempo.
Então, sim, essa discrepância é algo que bastante gente tá vendo. Não é só você. Acredito que seja uma combinação de fatores, desde o conteúdo, os anúncios, até como o Instagram muda o algoritmo. Cada caso é um caso, mas vale a pena olhar com um pouco mais de atenção para o conteúdo que você tá criando e as interações que realmente estão acontecendo.