Oi! Eu também passei por isso e é um dilema que deixa a gente bem frustrado, né? Postar com frequência parece ser a solução, mas às vezes a equação é mais complexa do que isso. Vou compartilhar um pouco da minha experiência.
Primeiro, eu percebi que só postar não é suficiente. É claro que a frequência ajuda a manter sua presença, mas eu comecei a pensar mais sobre o “porquê” de cada postagem. O que realmente ressoa com a minha audiência? O conteúdo que eu achava que era ótimo, em muitas ocasiões, não gerava engajamento. Tentei me colocar no lugar do meu seguidor. Eles estão lá por que razão?
As hashtags, que a gente acredita que possam ser a fórmula mágica, também têm suas nuances. A pesquisa que fiz indica que usar hashtags populares pode ser um tiro no escuro. Enquanto isso, hashtags mais específicas e menos saturadas frequentemente trouxeram mais resultados positivos pra mim. No meu caso, ao analisá-las, eu percebi que, em vez de usar aquelas com milhões de posts, escolher combinações que se encaixassem melhor no meu nicho ajudou bastante.
Além disso, eu realmente comecei a olhar os insights do meu Instagram. Estar atento ao que funciona e o que não funciona tem sido uma descoberta. Algumas postagens que eu considerei mediocres se tornaram as mais visualizadas. Isso me fez pensar sobre o engajamento autêntico, sabe? Se eu simplesmente o “agitar” com muitos posts, talvez não estivesse construindo essa conexão genuína.
Interagir com outros perfis, especialmente aqueles relacionados ao meu nicho, foi outra peça dessa quebra-cabeça. Comentários significativos, não só likes, criaram algumas conexões que resultaram em compartilhamentos. E isso, para mim, aumentou a visibilidade.
Um ponto que eu acho importante mencionar é a consistência. Não se trata apenas de manter uma frequência de postagens, mas também de manter uma mensagem clara e fiel à sua marca. As pessoas tendem a seguir perfis que têm um propósito claro.
E, claro, o algoritmo. Eu ainda não entendi completamente, mas a sensação é que ele favorece a interação e o engajamento. Então, no que eu fazia, as postagens que geravam conversas nos comentários ou que traziam questões abertas conseguiram melhores resultados.
Por último, não tenha medo de experimentar. O que não funcionou uma vez pode ter uma nova chance nas suas próximas estratégias. Apenas lembre-se de que crescer leva tempo, então, desistir logo no início pode te impedir de ver os frutos de tudo isso.
Espero que algo nesse relato ajude a clarear suas ideias. Às vezes, a mudança é apenas um pequeno ajuste, e vale a pena continuar. Boa sorte!