Por que minhas métricas trimestrais continuam baixas, mesmo revisando tudo?

Minhas métricas trimestrais no Instagram continuam baixas, apesar de ter revisado todos os aspectos do meu conteúdo e estratégia.

Já fiz ajustes nas postagens, publiquei com mais frequência e interagi com meu público, mas os resultados ainda não melhoraram.

Gostaria de entender quais fatores podem estar influenciando esse desempenho e receber dicas sobre como reverter essa situação.

Alguma orientação sobre como otimizar minha presença na plataforma e atrair mais engajamento seria bastante apreciada.

Entendo bem sua frustração. Eu passei por algo semelhante e, mesmo revendo tudo, algo parecia fora de lugar. No meu caso, percebi que apenas fazer ajustes não era suficiente. Aqui vão algumas coisas que eu testei e que poderia ser útil pra você.

Primeiro, o conteúdo precisa realmente ressoar com o público. Às vezes, eu achava que um post estava ótimo, mas não gerava engajamento. Comecei a fazer enquetes no Stories para ouvir diretamente do pessoal o que eles queriam ver. E sim, a interação ali fez diferença. Pode parecer bobo, mas perguntar direto pro seu público dá uma clareza incrível.

Além disso, foquei em contar histórias. Às vezes, a gente se perde achando que precisa ser puramente informativo ou promocional. Compartilhar minha jornada e experiências pessoais fez o conteúdo parecer mais autêntico, e, pasmem, foi quando o engajamento realmente começou a subir. Pode demorar, mas essa conexão vale a pena. Quanto mais humano, melhor.

Outra coisa que não funcionou pra mim foi o horário das postagens. Achava que publicar à noite era o ideal, mas comecei a testar diferentes horários, durante o dia, mesmo que não fosse “tradicional”. E olha, alguns horários surpreenderam.

Quantas hashtags você usa? Eu costumava exagerar. O ideal é focar. Testei 5 a 10 hashtags relevantes, específicas do meu nicho, em vez das 30 genéricas. O foco é sempre melhor. E claro, interagir com outras contas que têm o mesmo público que você, sem parecer forçado. Um comentário verdadeiro aqui e ali pode abrir portas.

E por último, o Instagram está sempre mudando. Às vezes, a gente não percebe que o algoritmo está jogando contra. Explore formatos novos, tipo Reels ou Stories, se ainda não fez. Eu batei de frente com isso e vi como as mudanças têm impacto. O que pode parecer apenas uma modinha, pode estar entregando mais do que uma postagem estática.

Não quero prometer mudanças rápidas, porque cada caso é um caso, mas ir ajustando essas coisas, com paciência e escutando seu público, pode ajudar. Continue firme!