Por que minhas hashtags não estão aumentando meu alcance entre não seguidores?

Minhas hashtags parecem não estar gerando o aumento de alcance que eu esperava entre não seguidores.

Estou usando uma combinação de hashtags populares e específicas do meu nicho, mas não vejo resultados.

Alguém consegue indicar possíveis motivos para esse problema e sugestões para melhorar essa situação?

Olha, já passei por isso e sei como pode ser frustrante. Eu costumava usar uma mistura de hashtags populares e específicas, assim como você, mas percebi que simplesmente não era suficiente.

Um dos problemas que eu encontrei foi o uso excessivo de hashtags genéricas e muito populares. Tipo, você coloca uma hashtag que todo mundo está usando e, na verdade, o seu conteúdo acaba se perdendo em um mar de postagens. É difícil ser visto quando a fila é gigantesca. Agora, eu tento usar hashtags com um bom volume de buscas, mas que não sejam aquelas que têm milhões de posts. Isso ajudou um pouco.

Outra coisa que notei foi a importância de alternar as hashtags em diferentes postagens. No começo, eu achava que precisava de um “lastro” de hashtags, como um padrão fixo. Mas depois de mudar isso e testar combinações diferentes, percebi que alguns conteúdos performavam melhor com hashtags específicas do nicho e outros com um toque mais amplo. Então, experimentar é chave.

E, claro, o engajamento é fundamental. Se você tem seguidores, mas não interage, o Instagram não vai te ajudar a crescer muito. Eu comecei a responder comentários, visitar perfis de outras pessoas do nicho e curtir o conteúdo delas. Isso voltou pra mim. O engajamento gera engajamento, sabe? E isso fez com que novas pessoas começassem a ver meu conteúdo.

Outra estratégia que eu apliquei foi focar mais na qualidade e não apenas na quantidade. Um post bem feito, com uma legendinha bacana e atraente, faz o usuário querer interagir. Por isso penso que a mensagem clara e autêntica atrás da imagem é muito mais valiosa do que ter centenas de hashtags.

Uma coisa que também não deu certo pra mim foi colocar muitas hashtags na legenda. A descrição ficava sobrecarregada e a mensagem se perdia. Depois de testar, eu comecei a colocar as hashtags nos comentários. Parece bobo, mas isso deu uma leveza para a postagem e deixou o foco na mensagem.

Por fim, vale lembrar: o Instagram está sempre mudando. O que funciona agora pode não funcionar amanhã. Então é sempre bom acompanhar as tendências e ter paciência. É um processo. Tempinho pra construir isso tudo é fundamental. Boa sorte nessa jornada!