Eu também passei por esse perrengue com hashtags, então posso compartilhar algumas coisas que funcionaram e outras que não deram certo.
Primeiro, sobre as hashtags. Eu costumava escolher aquelas super populares, tipo milhões de postagens, achando que elas iam me dar um alcance absurdo. Mas, na real, isso só fazia com que o meu conteúdo se perdesse no meio de tanta coisa. O que salvou pra mim foi misturar hashtags bem específicas do meu nicho com algumas que têm um público menor. Tipo, se você trabalha com café, em vez de só usar #cafe, jogar umas como #cafesartesanal ou #cafebrasileiro. Isso ajudou a alcançar um público que realmente se interessa.
Testei também usar hashtags locais. Por exemplo, se tô falando de algo específico de onde moro, coloco a hashtag da cidade ou do bairro. Isso trouxe algumas pessoas bem legais que estão lá pertinho e se identificaram com o que eu ofereço.
Outra coisa que não funcionou foi usar muitas hashtags. No início, eu colocava 30, achando que o Instagram ia achar incrível. Mas percebi que o engajamento caía quando fazia isso. Agora, uso entre 10 e 15 – e alterno isso de poste pra poste, dependendo da estratégia. Também ficou claro que usar as hashtags diretamente relacionadas ao que tô postando faz diferença. Quando fugia da temática, o impacto era baixo.
Uma dica que não tinha pensado antes: reforçar a interação. Muitas vezes, só colocar a hashtag não é suficiente. Interagir com outras contas que usam as mesmas tags ou que estão no seu nicho pode ajudar bastante. Comentei e curti postagens que tinham hashtags parecidas com a minha. Isso fez com que algumas pessoas voltassem pra olhar meu perfil.
E outra, ter um calendário de postagem me ajudou a ser mais consistente. Isso deixou claro quais hashtags funcionam mais para cada tipo de conteúdo. É uma pendenga, mas com o tempo você vai pegando o jeito.
No fundo, não tem uma fórmula mágica. Tô sempre testando combinações e observando o que traz mais visitantes e engajamento. Não sou expert, mas essas trocas e ajustes cotidianos têm feito a diferença pra mim. Tô no mesmo barco que você, tentando descobrir como fazer tudo isso funcionar. Vamos seguindo!