Olha, eu já passei por isso e posso te compartilhar algumas coisas que aprendi ao longo do tempo. Minhas CTAs também não geravam muito retorno no início, e aqui estão algumas estratégias que me ajudaram.
Primeiro, eu percebi que o tom da chamada faz toda a diferença. Se a sua CTA parece um mero pedido ou uma obrigação (“comente aqui” ou “clique no link”), as pessoas podem ignorar. Tente ser mais envolvente. Por exemplo, eu comecei a usar perguntas que despertam curiosidade. Em vez de “comente sua opinião”, eu dizia “qual foi a última vez que você fez isso? Me conta!”. Isso ajudou a aumentar as respostas.
Outra coisa importante que eu testei foi o timing. Postar CTAs em horários onde minha audiência estava mais ativa fez diferença. Eu acompanhei as análises do Instagram e tentei postar quando mais gente estava online. Assim, as chances de alguém ver e interagir aumentaram.
Além disso, a clareza é fundamental. Às vezes, eu fazia CTAs muito longos ou complicados. Hoje, procuro ser breve e direto, tipo “clique no link da bio para saber mais” ou “deslize para ver a dica!”. E, claro, sempre deixo claro o benefício que a pessoa vai ter ao interagir. Isso atrai bastante.
E não subestime o poder das histórias. Eu comecei a usar os Stories para fazer enquetes ou perguntas rápidas, o que gerou uma interação mais leve e divertida. O contato contínuo aproxima as pessoas.
Uma última coisa que me ajudou foi a consistência. Algumas vezes, eu mudava muito de estratégia, mas, com o tempo, percebi que uma voz e uma abordagem consistentes ajudam as pessoas a reconhecerem tua marca.
No fim, dá trabalho e exige paciência. Mas, aos poucos, fui notando que a interação começou a aumentar. Então, vai com calma, testa diferentes abordagens e ajusta conforme o feedback. Boa sorte e vamos em frente!