Oi! Eu também passei por isso, então vou compartilhar algumas dicas que me ajudaram bastante a melhorar o enquadramento dos meus vídeos no Instagram.
Primeiro, eu percebi que a distância da câmera é crucial. No começo, eu gravava tudo muito perto, e às vezes me sentia engessado. Depois, testei colocá-la a pelo menos um metro de distância. Isso deu mais espaço pra mim e também para o cenário. Veja como a imagem fica mais leve e interessante.
Outra coisa que mudou a minha abordagem foi a questão da luz. Eu costumava gravar em qualquer lugar e a iluminação fazia tudo ficar ruim. Então, comecei a filmar perto de janelas durante o dia, ou a usar uma luz anelar. A diferença no enquadramento e na qualidade do vídeo é absurda.
Falando em composição, eu li algo sobre a regra dos terços e decidi aplicar. É basicamente dividir a tela em uma grade de três partes, vertical e horizontalmente. Ao alinhar o assunto (eu, por exemplo) com uma das linhas ou pontos de interseção, o vídeo fica muito mais dinâmico. Coloquei um adesivo no meu celular pra me lembrar disso na hora de gravar.
Ah, e experimente diferentes ângulos! Em vez de gravar sempre do mesmo lugar, mude a posição da câmera um pouco. Às vezes, um leve ângulo pode fazer o enquadramento ficar muito mais interessante.
Por último, uma dica que pode parecer simples, mas que eu não tinha pensado antes: verifique o seu fundo. Um espaço limpo, sem muita bagunça, ajuda bastante. Se o foco está no que você está falando, um fundo simples evita distrações.
Essas melhorias não aconteceram da noite pro dia. Eu fui experimentando, errando e ajustando ao longo do tempo. A prática realmente faz a diferença, então não fique desanimado! Com o tempo, você vai achar o seu estilo e aprender a aplicar tudo isso de forma mais natural.
Espero que isso ajude! Boa sorte com seus vídeos!