Entendo exatamente de onde você está vindo, já passei por isso. Criar conteúdo de qualidade e não ter o engajamento esperado é frustrante. Vou compartilhar algumas observações que podem ajudar.
1. Conheça seu público: Uma das coisas que aprendi é que entender o que seu público realmente quer é fundamental. Eu costumava focar em temas que eu achava interessantes, mas não necessariamente o que meus seguidores gostavam. Tente fazer enquetes ou perguntas nas stories para entender melhor os interesses deles.
2. Duração e formato dos vídeos: Eu testei diferentes durações. Vídeos mais curtos tendem a ter melhor desempenho, especialmente se forem diretos ao ponto. As pessoas estão cada vez mais ocupadas, então manter a atenção delas pode ser um desafio. Meus vídeos de 30 a 60 segundos tiveram mais visualizações do que os de 2 a 3 minutos.
3. Interação é fundamental: Um erro que cometi foi não interagir o suficiente. Responder a comentários e mensagens cria uma conexão mais forte com os seguidores. Quando eu comecei a me envolver mais, notei um aumento no engajamento.
4. Teste conteúdos diversos: Tente misturar os formatos. Use Reels, Stories e posts no feed de maneiras distintas. Eu percebi que Reels, por serem mais dinâmicos, trazem mais engajamento. Além disso, não tenha medo de ser autêntico e mostrar um pouco da sua vida ou processo.
5. Consistência: A consistência é chave. No meu caso, postar regularmente, mesmo que em menor quantidade, ajudou. Uma vez que eu estabeleci uma rotina de postagem, o engajamento começou a melhorar.
6. Analytics: Utilize as métricas que o Instagram oferece. Eles ajudam a entender quais postagens geram mais engajamento e qual é o melhor horário para o seu público. Acompanhar isso fez diferença no planejamento das minhas postagens.
7. Siga as tendências, mas com cuidado: Sim, manter-se atualizado nas tendências é ótimo, mas não se esqueça de adaptar para o seu estilo e público. Eu vi conteúdos que eram “tendências”, mas não se alinhavam com a minha marca e acabaram não funcionando.
Essas são algumas estratégias que me ajudaram. É um processo, e cada nicho pode ter suas particularidades. Continue testando e ajustando. Boa sorte!