Essa é uma pergunta interessante e bastante comum, eu diria. No meu caso, já passei por uma situação semelhante com vídeos de “antes e depois”, onde a expectativa de engajamento não se concretizou como eu imaginei.
Primeiro, acho que é importante refletir sobre a audiência. O que realmente ressoa com eles? Às vezes, mesmo que a transformação seja impressionante, ela pode não estar alinhada com o que o seu público realmente deseja ou precisa. Eu me pergunto, por exemplo: estou realmente solucionando uma dor ou um desejo deles, ou estou apenas apresentando uma mudança estética?
A edição dos vídeos também conta, mas a autenticidade pode ser mais impactante. Eu percebi que quando incluí partes em que falava diretamente para a câmera, explicando o processo ou compartilhando um desafio específico, o engajamento aumentou. Isso pode criar uma conexão mais genuína, que é algo difícil de conseguir com apenas imagens estáticas.
Outra questão interessante é a chamada para ação. Eu já testei diferentes abordagens – às vezes, uma pergunta direta engaja mais do que um simples “deixe um comentário”. Por exemplo, perguntar “Qual foi a parte mais surpreendente desse processo para você?” pode incentivar mais resposta do que simplesmente pedir que comentem.
Além disso, a frequência de postagem pode influenciar. Se você está postando sempre, talvez seus seguidores estejam se acostumando e, por isso, não estão tão envolvidos. Uma pausa estratégica e um pouco mais de expectativa podem ajudar. Por outro lado, se você está postando muito pouco, pode ser que a audiência não se lembre de você.
E quanto às hashtags, bom, elas são importantes, mas talvez você esteja se perdendo nas tendências em vez de focar naquelas que realmente descrevem sua comunidade ou nicho. O que era popular há uns meses pode já não ter o mesmo efeito agora.
Por último, a consistência no estilo e na mensagem é crucial. Se você diversifica muito o conteúdo ou o estilo dos vídeos, isso pode confundir o público. Manter uma linha clara de comunicação ajuda a criar uma expectativa, e as pessoas tendem a responder melhor quando já sabem o que esperar de você.
Eu não tenho todas as respostas, mas eu diria que revisar a forma como você está se conectando e o que realmente está abordando no conteúdo pode ser um bom ponto de partida para entender essa falta de engajamento. Experimentar e ajustar sempre foi a minha abordagem, então talvez você possa tentar isso e observar o que muda.