Eu passei por algo similar há algum tempo e, sinceramente, foi bem frustrante. Sempre que postava algum convite para me chamarem no WhatsApp, parecia que caía no vazio. Daí, fiz algumas mudanças e percebi algumas coisas que realmente ajudaram.
Primeiro, comecei a observar como estava fazendo a chamada para ação (CTA). No início, minhas mensagens eram bem genéricas, tipo “me chamem no WhatsApp para saber mais”. O problema é que isso não era tão atraente. Então, comecei a ser mais específico e pessoal nas minhas mensagens. Em vez de um convite vago, eu passei a dar motivos claros e diretos, como “Se você tem dúvidas sobre [tema], me chama! Estou aqui para ajudar!” Isso fez uma diferença. Quando as pessoas sentem que há um propósito real, elas tendem a agir.
A segunda coisa que funcionou foi a segmentação. Eu usei enquetes e perguntas nos Stories para entender o que meus seguidores queriam saber. Depois, adaptava minhas CTAs com base nessa interação. Por exemplo, numa enquete sobre um assunto específico que estava em alta, eu dizia tipo “Se você quer mais dicas sobre isso, me chama no WhatsApp!” Isso criou um senso de urgência e relevância.
Outra estratégia que vale a pena mencionar é aumentar a presença no Stories. Eu comecei a usar os Stories mais frequentemente para compartilhar não apenas conteúdo, mas também um pouco de quem eu sou. Mostrei meu dia a dia, compartilhei experiências e algumas histórias pessoais. Quando as pessoas conhecem mais sobre você, é mais fácil se conectarem. Isso ajudou a criar uma relação de confiança, e aí, ao fazer o convite, as pessoas estavam mais propensas a interagir.
Ah, e sobre as mensagens diretas, eu percebi que ser abrupto ou excessivamente promocional não funcionava. Em vez disso, eu tentava ser mais amigável e menos vendedor: “Oi! Notei que você curtiu meu post sobre [assunto], e adoraria continuar essa conversa no WhatsApp.” Essa abordagem mais pessoal fez com que as respostas fossem melhores.
O que não funcionou foi esperar que as pessoas simplesmente vissem a postagem e corressem para me chamar. Interagir de forma mais contínua deu mais frutos. E, claro, não tinha como ignorar a frequência e a consistência. Postar apenas de vez em quando não estava levando a lugar algum. Eu estabeleci um cronograma e segui.
Por último, entender meu público foi fundamental. Analisava quem estava engajando mais e olhava os insights do Instagram. Às vezes, era só uma questão de ajustar a mensagem para se alinhar melhor ao que eles queriam.
Então, enquanto não prometo resultados rápidos, implementar esses ajustes gerou, pelo menos, um aumento na taxa de resposta. Pode levar um tempo, mas manter o foco na conexão genuína e no entendimento da sua audiência ajuda bastante. Espero que algumas dessas dicas possam te dar um norte!