Entendo bem a frustração. Já passei por uma fase parecida com os meus Reels. Assim, vou compartilhar algumas coisas que funcionaram pra mim e outras que não deram muito certo.
Primeiramente, eu percebi que só usar imagens antigas não era suficiente, mesmo que elas carregassem significado. As pessoas precisam de um contexto, de uma história. Quando eu comecei a contar algo em torno da imagem, a interação melhorou. Tipo, em vez de só mostrar uma foto da infância, eu falava sobre um aprendizado ou um momento engraçado que aconteceu naquele tempo. Engajamento subiu.
E as legendas. Eu testei várias abordagens. No início, achava que escrever algo filosófico funcionaria, mas o que pegava era ser mais pessoal e direto. Perguntas na legenda funcionaram bem. “Você também se lembra disso?” cria um laço. As pessoas amam interagir se se sentem parte da conversa.
Sobre as hashtags, o que quero dizer é: talvez você esteja usando tags muito genéricas. Já me peguei fazendo isso. Se eu postava algo super específico, como uma foto da minha cidade nos anos 90, tags relacionadas à cidade, à época ou a experiências locais foram mais eficazes do que as tags amplas.
Além disso, os horários. Eu conhecia a mentira de “poste quando seu público está ativo.” No meu caso, testes mostraram que postagens em horários menos concorridos geravam mais visualizações. Não que fossem sempre assim, mas vale a pena brincar com horários e ver o que funciona melhor para você.
Outra coisa que me ajudou foi a ideia de “colaborar”. Tentei fazer Reels com pessoas que tinham histórias semelhantes. Sei que pode ser desafiador, mas, quando consegui, o engajamento não só subiu, mas novas conexões foram feitas.
Não tenho uma fórmula mágica. E, claro, o algoritmo também muda o tempo todo. O que eu queria destacar é que, talvez, a chave esteja menos no conteúdo temporário e mais na conexão pessoal que você estabelece com o que está usando. Às vezes, mudar o foco e como você se comunica faz toda a diferença. E, lógico, paciência sempre é fundamental. Boa sorte!