Eu já passei por essa fase frustrante e, olha, não é fácil. Fui naquela de estar sempre de olho nas tendências e achar que só isso ia garantir engajamento. Mas acabei percebendo que a forma como apresentamos o conteúdo realmente faz toda a diferença.
Primeiro, a conexão com o público é essencial. Às vezes, eu falava sobre algo que estava bombando, mas não considerava se meu público realmente se importava. Então, parei para entender melhor quem eram meus seguidores: o que eles gostavam, o que comentavam, o que viam nas minhas redes. Pode parecer básico, mas saber exatamente quem você quer atingir muda tudo.
Outra coisa que me ajudou bastante foi mudar a forma de apresentar o conteúdo. Quando comecei a usar um tom mais pessoal e mais próximo, meus posts ganharam outra vida. Em vez de só compartilhar uma tendência, comecei a trazer meu ponto de vista, como isso poderia ser aplicado na prática ou como eu mesmo estava lidando com aquilo. Isso gerou mais conversa e engajamento.
Sobre o horário de postagem, eu testei vários. Às vezes, achamos que a hora “ideal” é aquela que todo mundo fala, mas na prática, o ideal é aquele que funciona para nosso público específico. Comecei a usar insights do Instagram para ver quando meus seguidores estavam mais ativos. E, olha, isso fez uma diferença enorme.
E, claro, não dá pra esquecer a estética dos posts. Às vezes, o conteúdo é incrível, mas se a imagem não chama a atenção, acaba passando batido. Eu investi um tempo aprendendo sobre design básico e edição de imagens, e isso também ajudou bastante.
Então, em resumo:
- Conheça seu público.
- Seja pessoal e traga seu ponto de vista.
- Teste horários diferentes.
- Melhore a estética dos seus posts.
Não quero prometer milagres, mas, com essas mudanças, comecei a ver melhores resultados. Persistência é tudo, e vale a pena o esforço!