Por que meus posts não refletem os padrões de engajamento esperados?

Oi, pessoal!

Estou enfrentando um desafio com meu perfil no Instagram e gostaria de saber a opinião de vocês.

Já fazem alguns meses que estou postando regularmente, mas percebo que meus posts não estão gerando o engajamento que eu esperava. Sabe aquela interação gente boa, comentários, curtidas? Então, tá meio abaixo do que eu imaginei.

Já testei diferentes horários e tipos de conteúdo, mas nada parece funcionar. Às vezes, me pergunto se estou fazendo algo errado ou se é só uma fase.

Alguém teria dicas práticas ou insights sobre o que posso estar perdendo? Como posso melhorar o alcance e a conexão com o público?

Agradeço desde já!

Oi, tudo bem? Eu já passei por isso e, olha, é frustrante. Às vezes, você posta algo que acha incrível e ele bomba. Outras, faz aquele esforço e parece que ninguém está nem aí.

No meu caso, o que funcionou foi realmente observar o que eu estava postando. Eu costumava fazer posts mais genéricos, tipo frases motivacionais ou imagens muito polidas. Aí, eu percebi que as coisas que mais engajavam eram as que eu colocava um pouco da minha vida pessoal, sabe? Tipo, uma foto de um dia comum ou um erro que cometi no negócio. As pessoas gostam de se conectar, e esse lado mais humano ajudou bastante.

Outra coisa que testei foi variar os tipos de conteúdos. Eu começava a semana com um post ‘informativo’ e, em seguida, fazia um story mais descontraído. A interação nos stories aumentou muito mais. Ninguém quer ficar só consumindo conteúdo, querem se sentir parte do que você está fazendo. Isso ajudou a manter a minha conta viva.

Agora, o que não funcionou? Ah, eu tentei estratégias de usar hashtags em massa – tipo aquelas listas gigantes. Mas só atraía bots e bem pouco engajamento real. É melhor escolher hashtags relevantes e mais específicas, que realmente conversem com o público que você quer alcançar.

Além disso, não esqueça de interagir. Eu costumava só postar e sair. Mas começaram a me responder e, quando eu respondia de volta, rolava uma conexão, sabe? Óbvio que é difícil quando o tempo é curto, mas vale a pena.

Enfim, eu ainda tenho meus altos e baixos. Não existe uma fórmula mágica e cada perfil é um universo. Mas observar o que funciona e tentar sempre se aproximar do que parece mais autêntico realmente faz a diferença. Espero que ajude!