Olha, já passei por isso e sei bem como é frustrante. Comecei a notar que meus posts e stories não estavam conversando entre si. Era como se eu estivesse falando várias línguas ao mesmo tempo. Alguns dias, postava algo mais sério, reflexivo, e então, no dia seguinte, era uma foto ridícula com um filtro super exagerado. Meu público não sabia direito o que esperar.
No meu caso, uma das primeiras coisas que fiz foi tentar entender melhor a mensagem que eu queria passar. Pensei no meu propósito: o que realmente quero que as pessoas sintam ou saibam sobre mim e meu trabalho? Isso foi essencial. Comecei a elaborar uma espécie de “linha editorial” para meus conteúdos. Defini algumas categorias principais que refletiam minha marca e meu estilo. Até criei um mini-painel onde eu escrevia as ideias principais e os tópicos que se encaixavam.
Outro ponto que eu testei foi a frequência. Eu estava postando muito, talvez demais, e as ideias estavam se embolando. Sabia que precisava dar um tempo entre os posts, então limpei um pouco meu calendário. Passei a postar de forma mais estratégica, usando os stories para coisas mais do dia a dia e os posts para conteúdos que realmente importassem. A ideia era construir uma narrativa.
Sobre o estilo, poxa, eu achava que precisava manter tudo igual, mas aprendi que variar é bom, desde que não seja um choque total. Assim, eu colocava um toque pessoal nos stories, um pouco mais descontraído, enquanto os posts eram mais profissionais. A chave é ter um fio condutor. Por exemplo, se você fala de clareza em um post, pode usar os stories para compartilhar dicas rápidas que reforce essa ideia.
E as interações, não posso esquecer delas. Estava tão focado em criar conteúdo que esquecia de ouvir meu público. Comecei a perguntar nas caixinhas de perguntas o que eles gostavam de ver, o que ressoava mais. Isso ajudou a alinhar meus conteúdos e a entender melhor o que fazia sentido pra eles.
Resumindo, tente encontrar uma linha que ligue o que você quer dizer ao que você realmente está compartilhando. Não precisa tudo ser igual, mas deve ter uma harmonia. É um trabalho contínuo, vai levando tempo, mas vale super a pena. Boa sorte!